P e d e s t r i a n i s m o

     
C o n s u l t e

P E R C U R S O S
R E A L I Z A D O S    

 
       
     
 
         
 
 
 
 
 
 
 

 

Responsabilidade dos Participantes

 

Adquira a sua Licença Desportiva de Montanheiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Percursos Pedestres do Município de Lamego
 

 

 

Pr1
Pr2
Pr3
Pr4
Pr5
Pr6
Desdobravel pr1
Desdobravel pr2
Desdobravel pr3
Desdobravel pr4
Desdobravel pr5
Desdobravel pr6
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Calendário de Percursos Pedestres 2014
Dia
Mês
Designação do Percurso
Duração
Tipo

5

02

02

27

31 e 1

21

24

21

26

23

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Mai/Jun

Junho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Rota dos Reis

Rota das Aldeias Perdidas

Rota do Entrudo

Rota dos Moinhos

Rota de Santiago no Concelho de Lamego

Grande Rota do Douro-Sul

Rota dos Remédios

Rota das Vindimas

Rota da Castanha

Uma Manhã

Um Manhã

Uma Manhã

Uma manhã

1 manhã cada dia

Todo Dia

Uma Manhã

Uma Manhã

Uma Manhã

Uma Manhã

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Grande Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota


A Organização reserva o direito de alterar este calendário, sempre que tal seja necessário ou conveniente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Topo

 

Topo

 

Rota dos Reis - 5 janeiro 2014

 

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego promoveu, no domingo, dia 5 de janeiro, a Rota dos Reis, o primeiro de dez percursos pedestres previstos no seu calendário para o corrente ano.


A partida e chegada tiveram lugar junto ao Pavilhão Álvaro Magalhães, em Lamego.
Pelas 8h:45, um grupo de inveterados caminheiros arrancava rumo à Serra das Meadas, via Medelo. Curiosamente, o tempo, chuvoso quanto baste, resolveu dar tréguas logo no início do evento e toda a caminhada se fez com uma temperatura amena e enxuta. 


Cerca das 12h00, o grupo estava de regresso a Lamego, tendo chegado meia hora mais cedo que o previsto, devido ao elevado ritmo de passada adotado.
O trajeto foi o seguinte - Lamego, Medelo, Penude de Baixo, Senhora da Serra, Aldeia de S. João e de novo Lamego, totalizando cerca de 11 km.


Este evento foi organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego,  em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante”; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de Lamego.


Se gosta de caminhar na natureza, não deixe de participar, no dia 2 de fevereiro, na “Rota das Aldeias Perdidas”, onde terá a oportunidade de conhecer a nascente do rio Varosa, bem como percorrer povoados abandonados, como Anta de Mazes e Castelo.

Rui Ramos

 

Fotos do caminheiro Tó Silva

 
Mapa Dinâmico do Percurso
 
 

Topo

 

 

Rota das Aldeias Perdidas 2014 - 2 fev


Foi no domingo, dia 2 fevereiro, pelas 9:00 horas, junto às piscinas fluviais de Várzea da Serra, hora prevista pela organização para a partida da Rota das Aldeias Perdidas, que um numeroso grupo de pedestrianistas avançou em direção à nascente do Rio Varosa. Os dias têm sido chuvosos, mas a manhã apresentou-se relativamente enxuta, fria e com algum nevoeiro à mistura.


Perto da nascente do Varosa, o caminho encontrava-se alagado, impedindo a progressão do grupo. Com a impossibilidade de continuar até ao “pântano” onde nasce o rio, a organização levou os caminheiros por um trilho alternativo, passando ao largo da nascente. Mais à frente, o frio fez-se sentir ainda mais com a neve a cobrir o terreno, presenteando os fotógrafos.


Pelas 11h:30h, alcançaram a mítica aldeia da Anta de Mazes, povoado desabitado há muitas décadas e dono de um silêncio enigmático, onde pararam para descansar, comer e fotografar.


O regresso a Várzea da Serra fez-se por um estradão de terra batida, de onde se avistam os povoados de Meijinhos, Melcões e, no sentido oposto, o aterro sanitário de Bigorne.


Eram já 12:30h quando entraram em Várzea da Serra e, mais à frente, concluíam os cerca de treze mil e quinhentos metros do percurso circular anunciado, ficando a promessa de encontro na próxima caminhada, “Rota do Entrudo”, no dia 2 de março, na Vila de Lazarim.


Este evento foi mais uma organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de Lamego.


Rui Ramos

 

Fotos do Caminheiro Tó Silva

 
Mapa dinamico do Percurso
 
 

Topo

 

 

Rota do Entrudo - Máscaras de Lazarim - 2 mar

 

O dia frio, com chuva “molha tolos”, não afastou os indefetíveis amantes dos passeios pedestres em plena Natureza!  
Assim, pelas 9h15 de domingo, 2 de março, junto ao coreto da Vila de Lazarim – localidade famosa pelo seu carnaval – um grupo de caminheiros iniciava a marcha para cumprir os cerca de 9 km de trajeto previstos, com passagem por Parafita, Mazes e de novo Lazarim.


Como a primeira parte do percurso se faz subindo até a localidade de Parafita, não houve oportunidade para ter frio. No entanto, como os terrenos já não suportam mais água, tal a quantidade de chuva que tem caído nos últimos 4 meses, também os trilhos se encontram transformados em autênticas linhas de água, obrigando os caminheiros a alguma “ginástica” para os ultrapassar.


Junto à ribeira de Mazes, sobre a ponte, o grupo posou para a fotografia, de forma a eternizar esta aventura. Mais à frente, tomaram o caminho para Mazes que os havia de levar àquela simpática localidade onde chegaram pelas 11h00. Foi tempo para uma paragem técnica destinada a recuperar energia para voltar a Lazarim. Conviveram, então, com a população local trocando palavras de amizade.


 Já em Lazarim, onde chegaram pelas 12h:00, foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Adérito Vaz, que os presenteou com uma mesa recheada com algumas iguarias regionais e falou orgulhosamente do típico e genuíno carnaval desta vila, famoso pelas máscaras de madeira esculpidas por hábeis artesãos, com as quais dissimulam o rosto, visando alimentar a rivalidade entre os sexos, associando-lhe também alguma crítica social.
No centro da localidade, vários feirantes negociavam os seus produtos: artesanato, biscoito da teixeira, licores regionais e bebidas, entre outras coisas.


De regresso às suas viaturas, os caminheiros despediram-se com encontro marcado para a próxima caminhada, agendada para o dia 27 de abril, “Rota dos Moinhos”. Toda a informação de que necessita para participar neste evento estará disponível, brevemente, em www.tenisclubelamego.com, onde poderá ver também as fotos da Rota do Entrudo.


Este evento foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego  em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local; Junta de Freguesia de Lazarim e Câmara Municipal de Lamego.
 
Rui Ramos

 

Fotos do Caminheiro Carlos Silva

 

Topo

 

 

Rota dos Moinhos - 27 abril

 

Pelas 9h:00 da manhã do dia 27 de abril, um numeroso grupo de caminheiros compareceu à entrada da característica aldeia de Mazes para participar na anunciada caminhada - “Rota dos Moinhos”. O domingo apresentou-se solarengo e com temperatura amena, ideal para a prática do pedestrianismo.


Durante o percurso, os participantes tiveram, não só, a oportunidade de se deliciarem com os moinhos de água, típicas construções que outrora eram imprescindíveis à vida de Mazes, mas também de visitarem Anta de Mazes, a famosa aldeia desabitada com casas de pedras de granito e telhados de colmo a que ninguém fica indiferente. Os fotógrafos presentes que o digam!


Por volta das 11h:30, após calcorreados perto de sete mil metros, os pedestrianistas regressaram às viaturas descendo, então, o característico povoado de Mazes, trocando afáveis saudações com a povoação anciã.
Na despedida, os participantes expressaram a sua satisfação pela manhã bem passada em harmonia com a Natureza, manifestando o desejo de participar em mais eventos como este, nomeadamente na próxima caminhada no calendário da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, a saber – Rota de Santiago no Concelho de Lamego, durante toda a manhã de 31 de maio e também de 1 de junho.


 Este foi mais um evento da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego  em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 
 
 

Topo

 

 

ROTA DE SANTIAGO no concelho de Lamego

 

Os 29 km da Rota de Santiago no Concelho de Lamego são parte integrante do Caminho Português Interior de Santiago que liga Viseu a Chaves. Este Caminho foi percorrido na manhã de sábado, dia 31 de maio, e na manhã de domingo, dia 1 de junho. No primeiro dia, os caminheiros fizeram a parte sul - começo na Vila do Mezio (ainda dentro do concelho de Castro Daire) e término em Lamego. No segundo dia, percorram o caminho norte do nosso concelho, com início em Lamego, na Praça do Comércio, e final no Lugar do Torrão (Junto à ponte pedonal Lamego-Régua).


Tratou-se da segunda edição deste evento, com um programa semelhante ao da primeira edição, mas o percurso foi alterado em alguns troços, tanto a montante como a jusante de Lamego. A razão da modificação prendeu-se com um melhor aproveitamento dos caminhos de terra batida existentes, eliminando grande parte de troços de alcatrão. Assim, a sinalização, os albergues, a sensibilização das comunidades atravessadas e os monumentos, tiveram especial atenção nesta requalificação a cargo da Câmara Municipal de Lamego e que contaram com o apoio da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e com a Associação Espaço Jacobeus de Lamego.


No primeiro dia, os caminheiros foram recebidos, pela Srª Vereadora da Cultura de Desporto, Drª Marina Valle, no Salão Nobre da C. M. Lamego, onde adquiriram e carimbaram as credenciais de Santiago fornecidas pela Associação Espaço Jacobeus de Lamego. De seguida, partiram em autocarro para a Vila do Mezio, local estipulado para a partida dos caminheiros/peregrinos, onde iniciaram a marcha em direção a Bigorne, primeira localidade do concelho de Lamego.


Pelas 11h:00 e já em Magueija, no lugar de Magueija Grande, o grupo foi surpreendido com uma receção organizada pela Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo de Magueija (A.D.S.C.D.M.), encabeçado pelo seu presidente Sr. Gilberto e elementos vestidos com o traje popular de Magueija. Com a simplicidade de uma mesa montada na rua, surpreenderam os peregrinos de Santiago com bebidas frescas e iguarias da região. No final deste breve convívio, registou-se a ocasião com fotos e, como forma de agradecimento, os caminheiros bradaram bem alto – “Viva Magueija”! Está pois de parabéns a A.D.S.C.D.M. e o Sr. Gilberto, pela arte de bem receber. O nosso bem-haja!


Já depois de Penude, o grupo dirigiu-se para Arneirós, seguindo a nova sinalização que os levou ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, de onde observaram Lamego a seus pés. Por volta das 15h:30 e depois de passarem pela Sé Catedral, chegavam à Praça do Comércio, local de chegada e partida, no dia seguinte, para a Régua. Ainda houve lugar, no sábado às 19h:00, à celebração da Missa do Peregrino de Santiago, na Igreja de Santa Maria Maior de Almacave.


No domingo, dia 1 de junho, o grupo de caminheiros/peregrinos aumentou e pelas 9h:00, iniciaram a marcha até ao lugar do Torrão, junto à ponte pedonal da Régua. Também aqui, neste percurso, se alteraram troços de forma a melhorar o trajeto. E a alteração mais notada e comentada foi a inclusão da passagem pela ponte de alvenaria do Varosa, ponte construída para a linha de comboio para Lamego e que, como todos sabem, nunca teve utilidade. Esta alteração, para além do aproveitamento de um trilho de terra batida é de rara beleza e permitiu eliminar o anterior caminho, em alcatrão.
Cerca das 12h:00, o autocarro da organização recolhia os participantes, junto ao Rio Douro, para o regresso a Lamego.

Resta acrescentar que neste fim de semana o sol brilhou, permitindo o gozo pleno dos Caminhos de Santiago no Concelho de Lamego.


Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Cursilhos de Cristandade de Lamego e apoio de: Lamego Convida; Grupo Caminhar – Facebook; Espaço Jacobeus; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios e Câmara Municipal de Lamego. Os nossos especiais agradecimentos à LamegoConvida que assegurou o transporte dos participantes.

Se gosta de caminhar participe nos seguintes eventos:
- Domingo, 8 de junho, no percurso “Varandas do Douro”, na Freguesia de Ferreiros, com partida agendada para as 9h:15 no Largo do Coreto e organização dos Amigos de Ferreiros.
- Sábado, dia 21 de junho, Grande Rota Douro-Sul, 32 km, com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube deLamego, programa disponível em www,tenisclubelamego.com.

Rui Ramos

 

 

Fotos dos Caminheiros Tó e Carlos Silva

 

 

 

MAPA INTERATIVO DA ROTA SANTIAGO - CONCELHO LAMEGO (Trilho Sul) - 1º dia do programa

Obs: Este ano este trilho foi requalificado tendo sido alterado em alguns pontos o que levou à substituição de trilhos de alcatrão por estradões de terra batida mantendo-se os 19 mil metros do percurso.

 
MAPA INTERATIVO DA ROTA SANTIAGO - CONCELHO LAMEGO (Trilho Norte) - 2º dia do programa
 
 
Copiar pdf

Topo

 

GRANDE Rota Douro Sul 2014 - 32 km

 

A grande Rota Douro Sul atravessa o concelho de Lamego, passando pelas freguesias de Lamego, Figueira, Valdigem, Parada do Bispo, Sande e algumas localidades do concelho de Armamar, num total de 32 km.


Este percurso pedestre foi cuidadosamente preparado por um grupo de caminheiros da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego - Helder Silva, Carlos Silva e Artur Simal - e implicou, entre outros, pedidos de autorização de passagem em terrenos privados. Realizado no sábado, dia 21 de junho, juntou caminheiros de várias localidades do país. O grupo partiu do pavilhão Álvaro Magalhães em Lamego, pelas 9h:00, em direção ao Monte de São Domingos onde parou, cerca das 13h:00, para um breve almoço, num agradável parque de merendas. Daquele local avista-se o Rio Douro e as quintas vinhateiras que o ladeiam e essa paisagem não deixou ninguém indiferente. Daqui, iniciaram o regresso a Lamego, onde chegaram pelas 18h:00.
O verão iniciou-se nesse dia, mas a temperatura mostrou-se amena e até com alguns salpicos de chuva, pelo que, para quem caminhou ao longo de 32 km, foi um tempo providencial.

No final do dia, houve lugar a um jantar convívio no Café da Beta, no Típico Bairro da Ponte, onde os caminheiros aproveitaram para demonstrar o seu agrado com a organização deste evento, evidenciando a beleza natural do percurso realizado.

Esta foi mais uma organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, CAOS – Lamego com o apoio do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D; Inovterra; e Câmara Municipal de Lamego.
Um especial agradecimento aos proprietários dos terrenos atravessados, pela cedência da passagem, bem como à C. M. Lamego pela viatura de apoio.

 Rui Ramos

 

Fotos dos Caminheiros Tó e Carlos Silva

 

 

 

Mapa do Percurso

Topo

 

Rota dos Remédios 2014


A Rota dos Remédios é um percurso pedestre, com cerca de 10 mil metros,  que se realiza no alto da Serra das Meadas e que envolve o Parque Biológico. Trata-se da sétima caminhada do calendário de percursos pedestres da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, constando também da agenda municipal lamecense e do Programa das festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios.


O domingo, dia 24 de agosto, apresentou-se solarengo, de temperatura amena e com uma brisa muito agradável. Assim, pelas 9h:40, cerca de quatro dezenas de caminheiros oriundos de vários pontos do país seguiram os guias da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube Lamego, que deram início à marcha junto aos tanques e antigos viveiros da Serra. Seguimos em direção ao ponto mais alto das Meadas - cerca de 1110 metros de altitude, onde se encontra um marco que delimita as freguesias de Avões e Penude. Uma vez lá, registamos o momento com uma foto de grupo e aproveitamos para contemplar a paisagem onde se destaca o Rio Douro e a ponte da Ermida, em Resende, ao fundo. A Serra apresenta-se anormalmente verde e florida para esta época do ano, beneficiando de um verão ameno e húmido. Prosseguimos então pelos estradões do parque eólico e, pelas 11h:30, entramos no Parque Biológico onde aproveitamos para merendar na agradável zona de lanches que este excelente local possui. A biodiversidade do Parque conquistou os participantes, pois puderam observar inúmeros animais como: aves de rapina, abutres, perdizes, javalis (muitos), raposas, burros, cavalos, patos bravos, gansos, pavões, veados, ouriços-cacheiros, cágados, etc.


Depois de uma hora de visita ao Parque, encetamos o regresso às nossas viaturas, onde chegamos à hora prevista, 13h:00.     
Na despedida, ficou a promessa dos caminheiros de participar na nossa próxima caminhada, no dia 21 de setembro, a “Rota das Vindimas”, maravilhoso trajeto em pleno coração do Douro Vinhateiro. Mas se gosta de caminhar poderá, ainda antes, participar:
- na 5ª Marcha e Corrida “Mulher Duriense, em  Lamego, a 31 de agosto,;
- na caminhada “Varandas do Douro à Serra”, em Ferreiros/Lamego, a 7 de setembro,.


Visite a nossa página na internet em www.tenisclubelamego, onde terá a oportunidade de ver todas as fotos deste evento e consultar o calendário das nossas caminhadas.


Esta foi mais uma caminhada da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego  em colaboração com: : Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local, Câmara Municipal de Lamego, Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.

Rui Ramos

 

Fotos da atividade


 
Mapa do percurso

Topo

 

 

Rota das Vindimas 2014

 

A Rota das Vindimas, localizada na Freguesia de Samodães, em Lamego, é um dos mais lindos percursos pedestres do Douro Sul. Quando trilhada na época das vindimas e com bom tempo, deixa os pedestrianistas encantados. Foi isso que aconteceu no domingo, dia 21 de setembro, com o grupo de caminheiros que partiu do pórtico que assinala o início e fim desta Rota, eram 9h:00.


Pelas 11h:00, já no emblemático Vale do Abraão, os participantes foram surpreendidos com um “miminho” da Junta de Freguesia de Samodães, que os obsequiou com biscoitos caseiros e “Vinho do Porto Espiritual Manuelino - 500 Anos do Foral de Samodães”, o precioso néctar ali produzido.


Após tal degustação, os caminheiros fizeram a tremenda subida de regresso ao ponto de partida, onde chegaram pelas 12h:15, tendo à espera a Sra. Presidente de Junta de Freguesia de Samodães, Sra. Dona Alzira, que lhes abriu as portas do salão da sede, onde apresentou um irrepreensível lanche.


Na despedida, trocaram-se agradecimentos, ficando a promessa de se repetir este evento no próximo ano.
Da nossa parte, endereçamos os nossos sinceros agradecimentos à Sra. Dona Alzira e seu executivo, pela forma singular com que nos recebeu.


Se gosta de caminhar, participe:
- dia 28 de setembro, dia Mundial do Coração,  na “Caminhada pelo Coração”, com partida agendada para as 10h:00 na Av. Dr. Alfredo de Sousa, em Lamego. Inscrições gratuitas nas piscinas municipais cobertas e pavilhão Álvaro Magalhães.
- dia 23 de outubro, na “Rota da Castanha”, na Freguesia de Vila Nova do Souto D’el Rei, com programa brevemente disponível em www.tenisclubelamego.com.


Este foi mais um evento realizado pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego  em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Inovterra -  Associação para o Desenvolvimento local; Junta de Freguesia de Samodães e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 
Fotos dos Caminheiros Tó e Carlos Silva
 
 
Mapa Interativo do Percurso
 
 

Topo

 

 

Rota da Castanha 2014

 

O domingo, dia 26 de outubro, apresentou-se bastante solarengo, o que levou os amantes das caminhadas a comparecer no Complexo Desportivo de Lamego, local marcado para partida e chegada da Rota da Castanha.
Assim, os caminheiros partiram pelas 8h:30, ansiosos por trilhar os soutos da freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei, localizados nas povoações de Arneirós, Juvandes e Póvoa.

Ao fim de cerca de 16 km, pelas 13h:00, o grupo chegava às suas viaturas, cansado fisicamente, mas renovado cerebralmente.


Esta caminhada foi mais um evento organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Ginásio House Of Fitness; C.A.O.S.; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Inovterra,  Associação para o Desenvolvimento local,  Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei


Se gosta de caminhar participe:
Dia 9 de novembro – “Rota do Castanheiro” – na Freguesia de Avões com organização da Associação Desportiva de Avões;
Dia 24 de novembro, na “Rota de Inverno”, percurso pedestre com passagens em freguesias do concelho de Lamego, tais como: Lalim, Lazarim, Meijinhos e Melcões, organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego.

 

Rui Ramos

 

Fotos dos Caminheiros Carlos Silve e João Diogo
 
Mapa Interativo do Percurso

Topo

 

 

Rota de Inverno 2014

A freguesia de Lalim – Lamego recebeu, no domingo, dia 23 de novembro, um grupo de valentes caminheiros resolvidos a trilhar a Rota de Inverno, num dia de temperatura amena, sem sol e com pouca chuva.
A partida fez-se às 9:00 horas, rumando a Melcões, e depois Meijinhos. O percurso revelou-se particularmente bonito, com extensos “tapetes de ouriços” e caminhos relvados, não esquecendo os cogumelos que aqui e acolá surgiam, sendo colhidos pelos apreciadores e conhecedores da “iguaria”.

Pelas 12:30 chegaram a Lalim, depois de terem passado por Lazarim, regressando às suas viaturas, após concluir o percurso de 10770 metros.


Este foi o último passeio pedestre do calendário para 2014, da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de Lamego.

No dia 21 de dezembro, a Associação Cultural e Desportiva Amigos de Ferreiros, organiza a Rota de Natal, na freguesia de Ferreiros. Participe.

Desejamos a todos os que nos acompanharam ao longo de ano, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Rui Ramos

 

 

Fotos do Caminheiro João Diogo

 
Mapa do Percurso
 
 

Topo