P e d e s t r i a n i s m o

     
P e r c u r s o s 2 0 0 9

22 de Fevereiro " Rota do Entrudo"

22 de Março - "Rota das Aldeias Perdidas" -

26 de Abril - " Rota dos Moinhos"

17 de Maio - "Rota Del Rei"

14 de Junho - Rota do Balsemão

29 de Agosto - Rota dos Remédios

20 de Setembro - Rota das Vindimas

 

 

Topo

 

Rota dos Reis
Cancelado - 25 de Janeiro 2009 - Cancelado

Chuva forte, saraiva, neve, estão previstos para este fim de semana, como podem verificar no quadro em anexo. Como este passeio já foi adiado duas vezes e o Tempo continua muito instável, a organização entendeu CANCELAR o evento e começar a trabalhar na próxima caminhada do calendário a " Rota do Entrudo" em 22 de Fevereiro de 2009.


meteorologia

 

Programa

9:00 Horas - Concentração: em Lamego, junto ao Monumento do "Soldado Desconhecido" - 4 Estações.

9:15 Horas - Início do Percurso (sem tolerância).

11:00 Horas - Paragem no Parque biológico para descansar e merendar.


12:30 Horas - Chegada

Percurso: Lamego, rotunda Dr.Fernado Amaral(Fafel), Medelo, Penude de Baixo, Parque Biológico. O regresso a Lamego (via Aldeia S.João).

Grau de dificuldade: Baixa Dificuldade

Distância aproximada do Percurso - 11 000 metros

Conselhos úteis: •   Levar uma mochila ergonómica (que fique apoiada na costas com o peso distribuído. Não levar sacos à tiracolo);
•   Levar água (1,5lt) e comida;
•   Levar calçado adequado e meias confortáveis;
•   Levar vestuário confortável e modular (que possa ser retirado ou acrescentado);
•   Se possível levar um bastão de caminhada;
•   Prever um impermeável na mochila e um casaco extra para não arrefecer na hora da merenda;
•   Transportar uma máquina fotográfica.


PARTICIPE, Não carece de Inscrição.


Regras de conduta impostas pela organização

• Seguir as instruções da organização

• Quem marca o ritmo da marcha é o guia, indo este sempre na frente do grupo

• As paragens são escolhidas pelo guia, pelo que fotografias devem ser tiradas sem atrapalhar o ritmo da marcha

• Paragens para fotos, em locais considerados de interesse pela organização, não podem demorar mais de 5 minutos-

Carta

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota do Entrudo

22 de Fevereiro 2009

. Num dia quase primaveril, cerca de três dezenas de caminheiros percorreram, no Domingo, em Lazarim,  a “Rota do Entrudo”. O trilho faz parte da "Rede Municipal de Percursos Pedestres de Lamego", constituído numa primeira fase por 6 trilhos, e pode dizer-se que o inaugurámos com esta caminhada.

Partindo de Lazarim, que se encontrava em festa com o seu típico Carnaval, os pedestrianistas rumaram a Parafita, seguindo a sinalização colocada no terreno, com o apoio do guia, Prof. Luís Patrão. O início foi duro, sempre a subir, mas a paisagem e o dia compensavam o esforço. Chegados a Parafita, trocámos cumprimentos com a população, pouco habituada a tantos visitantes.

Ao longe avistávamos Mases, no meio da serra, e avançámos animados em sua direcção. Mas, com uma hora e meia de caminhada nas pernas e os estômagos a reclamar, o grupo precisou de fazer uma pausa junto à Ribeira de Tarouca, que corre pujante nesta altura do ano.
. Retomámos a marcha após a foto de grupo e logo entrámos em Mazes.

Clique e veja as fotos

O povo simpático interrogava-nos, admirado por numerosa e inesperada visita. Deixámos a  povoação, porque era hora de descer até Lazarim e, como “A descer todos os Santos ajudam” – lá diz o ditado - rapidamente chegámos à vila que àquela hora se encontrava bastante movimentada com a chegada de muitos turistas e forasteiros, desejosos de viverem um Carnaval genuíno, “O Entrudo de Lazarim”, que mantém as tradições ancestrais, perdurando ao longo dos anos. Os muitos artesãos da vila esculpem máscaras carrancudas em madeira e desfilam-nas pelas ruas da vila. Aos jovens do sexo masculino dão o nome de “caretos” e às jovens do sexo feminino de “senhoritas”.
. Chegados às nossas viaturas, foi tempo de despedida, os caminheiros, satisfeitos, asseguraram a sua presença no próximo passeio agendado, a “Rota das Aldeias Perdidas”, no dia 22 de Março. Participe, caminhe connosco, e melhore a sua saúde.
A organização deste percurso esteve a cargo da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com os Ginásios House of Fitness / WomanFit; ActiveSchool “Actividade Física e Saúde - Escola Secundária Latino Coelho”; Apoio - Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

Vídeo
Carta Topográfica:
 
 

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota das Aldeias Perdidas - 22 de Março 2009

Foto de Grupo

Veja AQUI todas as Fotos

.Com o início da Primavera e o seu clima característico, a vontade de caminhar pela Natureza cresce em quem gosta do pedestrianismo. Foi isso que se constatou na manhã solarenga de Domingo, dia 22 de Março, com a excelente adesão das cerca de seis dezenas de caminheiros ao nosso passeio pelas Serras do Montemuro/Santa Helena. A concentração fez-se junto ao Ginásio House of  Fitness, deslocando-se o grupo em viaturas até ao local de partida da caminhada, as piscinas fluviais de Várzea da Serra.  Connosco partiu também um grupo de ciclistas de BTT, comandado pelo Pedalaventura, que rumou para as mesmas paragem, com encontro marcado com os caminheiros no restaurante “Quinta da Lavaria” em Várzea da Serra, para um almoço-convívio.
Chegados a Várzea da Serra, tratámos de “dar corda aos sapatos” e logo nos pusemos a caminho de Anta de Mases. Com muito boa disposição e alegria, cerca de uma hora depois de caminhada, chegámos à aldeia típica desabitada, onde fizemos uma paragem para aconchegar os estômagos. O tempo deu também para fotografias e filmagem, pois o local era mágico.
Regressados à marcha, fomos avistando incêndios na serra, ora aqui um, ora ali outro. Nesta época do ano estas “queimadas” são frequentes em zona de pastorícia, forma encontrada de criar pastos para o gado. Cruzámos com os Bombeiros de Tarouca que procuravam controlar a situação e, mais à frente, passámos mesmo junto a um incêndio, o que provocou alguma agitação entre os caminheiros.
Prosseguimos e a paisagem foi-se modificando, caminhávamos agora a 1050 metros de altitude, com vegetação essencialmente arbustiva onde predominava o tojo, as urzes vermelha e branca, a queiró, o sargaço branco, a giesta branca e a carqueja. Tínhamos também a companhia dos aerogeradores do parque eólico instalado naquele local, o vento forte, o barulho das turbinas. As horas passavam e o cansaço fazia-se sentir.
Com cerca de quatro horas de caminhada nas pernas e 13,5 kms percorridos, chegámos finalmente ao ponto de chegada/partida, onde estavam as nossas viaturas, com as quais nos dirigimos ao restaurante “Quinta da Lavaria” Várzea da Serra, onde já nos aguardava o grupo de ciclistas de BTT do Pedalaventura, conforme o previsto, para o esperado almoço/convívio.
Este foi mais um percurso pedestre da responsabilidade da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com os Ginásios House of Fitness / WomanFit;   ActiveSchool “Actividade Física e Saúde - Escola Secundária Latino Coelho”;  PedalAventura;  Apoio - Câmara Municipal de Lamego.
No próximo dia 26 de Abril, junte-se a nós na “Rota dos Moinhos” e venha conhecer a albufeira da barragem de Pretarouca que será responsável por garantir o abastecimento urbano de água aos concelhos de Armamar, Tarouca, Lamego e Resende e parte dos concelhos de Castro Daire, Vila Nova de Paiva e Cinfães.

Rui Ramos

Vídeo da Caminhada

 

Características técnicas:


Distância: 13,5 Km
Grau de dificuldade: Baixo
Desníveis: pouco acentuados. Cota mín: 880mts / Cota max: 1050
Tipo de caminho: sobretudo trilhos e estradões de terra batida
Duração: Aproximadamente 4 horas (com paragens incluídas)

Imagem de satélite do percurso
Carta Topográfica Aldeias Perdidas 09

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Guia, Luís Patrão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota dos Moinhos - 26 de Abril 2009
Clique para ver todas as fotos
Veja AQUI todas as fotos

- Após concentração em Lamego, na Avenida Visconde Guedes Teixeira, os caminheiros que compareceram à “chamada” dirigiram-se para Reconcos, em viaturas, de onde partiram a pé para percorrerem as margem do rio Balsemão, junto às típicas povoações de Pretarouca e Dornas, em plena serra do Montemuro, agora divididas por uma albufeira artificial. E não deram o seu tempo por perdido, pois o passado Domingo, amanheceu solarengo, com uma temperatura amena, ideal para a prática desta modalidade.
As expectativas eram altas pois todos estavam desejosos de conhecer a barragem de Pretarouca, que benefícios trouxe e que malefícios provocou. A sua albufeira será responsável por garantir o abastecimento urbano de água aos concelhos de Armamar, Tarouca, Lamego e Resende e parte dos concelhos de Castro Daire, Vila Nova de Paiva e Cinfães. Esse é o grande benefício imediato. Os melhores terrenos de cultivo e pecuária, moinhos de água, lameiros férteis, pontes seculares, vegetação autóctone, foram sacrificados. São os malefícios, constatados pelos caminheiros repetentes, conhecedores do “antes” o do “depois”.
O grupo progrediu no terreno pela margem direita do Balsemão, passou pela povoação de Pretarouca e, após 90 minutos de caminhada, fez uma pausa para merendar junto a um conjunto de moinhos de água ainda existente a montante da barragem. O regresso fez-se pela margem esquerda e não foi pacífico, pois a não existência de caminhos obrigou a corta-mato e passagem por terras recentemente removidas e fofas de mais. Depois da passagem por Dornas, atravessamos a nova ponte construída sobre a albufeira e regressamos às viaturas, satisfeitos com o que vimos, pois apesar de tudo continua a ser um percurso de grande beleza.
A Organização esteve a cargo da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego com o apoio dos Ginásios House Of Fitness e WomanFit, Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 

Vídeo

 

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota del Rei - 17 de Maio 2009
Clique e veja todas as fotos
Veja Aqui todas as Fotos

 

- A “Rota D’el Rei” tem os seus trilhos mesmo às portas da Cidade de Lamego, passando por Vila Nova de Souto D’el Rei e S. Martinho do Souto, mas poucos são os lamecenses que têm noção das belas paisagem que a envolvem, num tempo em que o carro se tornou no principal meio de locomoção, acompanhando-nos sempre e para todo o lado.
- Desejosos de ficarem mais conhecedores do concelho em que vivem e sobretudo de melhorarem a sua saúde e condição física, um grupo de caminheiros partiu, no Domingo dia 17, do Complexo Desportivo de Lamego, numa manhã um pouco encoberta mas com temperatura amena, excelente para a prática do pedestrianismo.
- Com uma primeira parte sem grandes dificuldades e depois de passar por Arneirós, o grupo atravessou o rio Balsemão numa zona de poldras, enfrentando de seguida uma íngreme subida ladeada de uma viçosa vegetação de onde provinham agradáveis fragrâncias silvestres. E se alguém ainda tinha frio, aí deixou com certeza de o ter. Já com os casacos à cintura, entraram em S. Martinho do Souto, onde fizeram uma breve paragem para merendar e ganhar forças. Com a retoma da marcha, o grupo foi surpreendido por um trilho ladeado de cerejeiras que, nesta altura do ano, se apresentam carregadas com o seu apetecível fruto, ao qual não resistiram, saboreando com prazer as cerejas doces e suculentas. Satisfeitos, voltaram ao local de partida, com uma breve passagem pelo santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
- A Organização esteve a cargo da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego com o apoio dos Ginásios House Of Fitness e WomanFit, Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego.
- Dia 14 de Junho, acompanhe-nos na Rota do Balsemão! Passe uma manhã diferente, conheça melhor o seu concelho, caminhe e ajude a melhorar a sua saúde.

Rui Ramos

 

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota do Balsemão- 14 de Junho 2009
Fotos

Clique na imagem ou AQUI para ver todas as fotos

 

- A Secção de Percursos Pedestres de Ténis Clube de Lamego realizou, no Domingo, dia 14 de Junho, a "Rota do Balsemão", num dia algo cinzento mas com a temperatura ideal para esta modalidade.
O grupo concentrou-se e partiu do "Soldado Desconhecido", em Lamego, por volta das 9:00 horas. Grande parte deste percurso integrou a “Rota do Balsemão 2007”, por isso procurámos inovar procedendo a algumas alterações. Assim, após um novo troço urbano, rumou-se a Souto-Côvo, descendo depois para Sande, Barragem do Balsemão e, daí até à Capela de S.Pedro do Balsemão, “foi um salto”.
Os caminheiros aproveitaram então para fazer uma merecida paragem e retemperar forças, enquanto se deliciavam visitando o monumento, atentos às explicações da Sra. Dona Prazeres, “guardiã” daquele templo, o mais antigo de todos os monumentos de Lamego. De raro valor histórico e arqueológico, conserva grande parte da sua traça original e a grandiosidade do seu interior preserva o ambiente misterioso de épocas distantes. Integra ainda, as “Rotas Medievais do Vale do Douro”, em conjunto com outros exemplares do valioso património religioso construído no concelho de Lamego e está classificada como Monumento Nacional.
Mais “folgados”, iniciaram o regresso em direcção ao típico Bairro da Ponte, enfrentando uma longa subida, mas como o tempo estava ameno ninguém fraquejou e depressa passavam junto à Sra. dos Meninos, seguindo para Largo da Sé, em direcção à Avenida Dr. Justino de Oliveira, local de chegada.
A Organização agradece o apoio dos Ginásios House Of Fitness e WomanFit, Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego.
Visite o site www.tenisclubelamego.com e veja as fotos desta actividade.
Dia 30 de Agosto, venha caminhar connosco na Rota dos Remédios! A sua saúde agradece.

Rui Ramos

 

 

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota dos Remédios- 29 de Agosto 2009

Clique para ver todas as fotos

Na manhã de sábado, 29 de Agosto, a secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com a Câmara Municipal de Lamego e a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios levou a efeito a “ Rota dos Remédios ”, actividade incluída no Programa das Festas em Honra de  Nossa Senhora dos Remédios.
Com uma temperatura característica da época, os caminheiros concentraram-se no Complexo Desportivo de Lamego iniciando o percurso às 9:00 horas, com a descida da escadaria do Santuário, prosseguindo depois em direcção ao Bairro da Ponte, primeiro local de passagem. Chegados ao típico casario, subiram pela margem direita do rio Balsemão até ao caminho da Tamboreira que os havia de levar até S. Martinho do Souto, onde fizeram uma breve paragem para aconchegar os estômagos e repor líquidos. De seguida, retomaram a marcha, para mais a montante do Balsemão atravessarem uma ponte com ligação a Vila Nova de Souto Del Rei. Uma vez alcançada esta povoação, o grupo subiu até ao Complexo Desportivo de Lamego, para se juntar ao grupo de jogadores do “ XIX TORNEIO DE VETERANOS – FESTAS DE Nª. Sª. DOS REMÉDIOS” no almoço-convívio de fêveras na brasa, organizado por este Clube.
No final, todos se mostraram agradados com a actividade, prometendo estar presentes no próximo percurso pedestre, “Rota da Vindimas”, agendado para o dia 20 de Setembro. Este passeio permitirá aos participantes apreciar uma paisagem que, nesta época do ano, atinge o seu apogeu em termos de beleza natural. O trilho inclui caminhos rurais que atravessam quintas e vinhedos situados nas encostas do Douro-Sul. Sem dúvida, um percurso a não perder!

Rui Ramos

Veja AQUI todas a fotos

 

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota das Vindimas . Trilho Vinho do Porto - 20 de Setembro de 2009
Clique e veja todas as fotos

 

Rota da Vindimas - Trilho Vinho do Porto
A secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com “Actividade Física e Saúde - Escola Secundária Latino Coelho”; Apoio - Câmara Municipal de Lamego, realizou no Domingo, dia 20 de Setembro a Rota da Vindimas - Trilho Vinho do Porto, aproveitando o percurso marcado pela autarquia de Lamego. Este percurso faz parte da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Lamego e inclui, numa primeira fase, seis percursos pedestres de pequena rota (PR).
Foram muitos os caminheiros que não perderam a oportunidade de percorrer as encostas vinhateiras numa das épocas do ano em que a sua beleza se encontra ainda mais exuberante.

Veja aqui as fotos.

PROGRAMA

O horário previsto para a actividade é o seguinte:

8: 30 - Concentração dos participantes na Avenida Visconde Guedes Teixeira, junto ao Monumento dos Combatentes (Chico do Pinto) em Lamego.


8:45
- Deslocação dos caminheiros, em viatura própria e/ou da organização, até ao local de início/Chegada do percurso, na Aldeia de Samodães.

9:00 - Inicio da caminhada.

12:30 - Regresso às viaturas.

Conselhos:

Leve merenda e água;
Utilize um bastão de caminhada, que ajuda nos apoios em zonas mais complicadas;
Não atrase o andamento do grupo com paragens desnecessárias;
Leve máquina fotográfica.
Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;
Deite o lixo apenas nos locais apropriados;
Observe a fauna à distância, se possível com binóculos;
Não colha ou danifique plantas ou quaisquer formações geológicas;
Respeite a propriedade privada;
Seja afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à actividade em curso e às marcas do trajecto.

FICHA TÉCNICA DO PERCURSO


Início/Fim do percurso: Samodães

Distância: 6,9 km

Tempo de deslocamento previsto:
3:30 horas

Grau de dificuldade:
Médio

 

Responsabilidade dos Participantes:

Material individual necessário às condições do percurso e meteorológicas;
Condição física e estado de saúde em conformidade com as exigências da caminhada;
Seguro de acidentes pessoais;


Compareça,  não necessita de inscrição.

 

Desdobravel Pr2 Copie aqui o desdobravel em pdf com as informações do Percurso

 

Cartografia do Percurso
Mapa Rota das Vindimas
Altimetria do Percurso
Altimetria Rota das Vindimas
 
 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota da Castanha - dia 25 de Outubro
Clique para ver todas as fotos

O típico Bairro da Ponte, em Lamego, acordou na manhã de Domingo, dia 25 de Outubro, com o ruído provocado pelos caminheiros que responderam à chamada para a Rota da Castanha, emanada pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego.
A temperatura do ar estava excelente para caminhar, mas a chuva ainda se fez sentir ao de leve.
Por volta da 9:00 horas, iniciou-se a marcha para montante do rio Balsemão, derivando depois para o caminho da Tamboreira, sempre a subir até S. Martinho do Souto. A partir daqui, os participantes encantaram-se com os castanheiros carregados de frutos e, animados, avançaram no percurso, levados pelo guia João Diogo. Como a Natureza é fértil, não foi possível deixar de reparar nos magníficos míscaros que surgiram nesta rota. Alguns participantes eram excelentes conhecedores das espécies de cogumelos que são comestíveis, pelo que daí à sua recolha foi apenas um pequeno passo. Inesperadamente, a “Rota da Castanha” incluiu uma vertente micológica. Após calcorrear as povoações de Juvandes e Póvoa, o grupo regressou ao ponto de partida, por volta das 12:30, encontrando à sua espera, no Café Diogo, um magnífico magusto com castanhas e jeropiga onde todos, satisfeitos, confraternizaram.
Dia 22 de Novembro não perca a “Rota de Inverno”, último passeio agendado por este Clube para este ano.
A organização esteve a cargo da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego com o apoio dos Ginásios House of Fitness / WomanFit; ActiveSchool,  da Câmara Municipal de Lamego, projecto “Actividade Física e Saúde - Escola Secundária Latino Coelho”e Café Diogo.

Veja Aqui as Fotos

Rui Ramos

 

Copiar cartaz em pdf

Topo