P e d e s t r i a n i s m o

     
 
P e r c u r s o s - 2 0 11

 

16 de Janeiro - Rota dos Reis 2011

20 de Fevereiro - Rota do Entrudo 2011

20 de Março - Rota das Aldeias Perdidas 2011

17 de Abril - Rota dos Moinhos

04 de Junho - Rota D'el Rei (grande rota)

Rota do Balsemão - 26 de Junho

Rota dos Remédios - 28 de Agosto

Rota das Vindimas - 25 de Setembro

Rota da Castanha - 30 de Outubro

Rota de Inverno - 27 de Novembro

 

Caminhos de Santiago - pelo Caminho Inglês - Testemunho de 4 caminheiros do TCL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Topo

 

 

ROTA DOS REIS 2011 - 16 de Janeiro


FotosFotos

Fotos

Registámos com muito agrado que no local e à hora marcados para a partida da “Rota dos Reis”, a Av. Dr. Alfredo de Sousa, em Lamego, se juntaram numerosos caminheiros, desejosos de percorrer a “Rota dos Reis”, uns “habituais”, outros não. Foi o caso de um simpático grupo sénior, oriundo da Freguesia de Figueira, que respondeu à chamada, revelando um entusiasmo contagiante.
Assim, num domingo de nevoeiro, mas com uma temperatura agradável o grupo partiu, cerca das 8:30 horas, em direcção ao lugar de Medelo, primeira etapa desta rota. O trilho escolhido surpreendeu a maior parte dos participantes, pois o guia do Ténis Clube de Lamego, Helder Silva, conduziu os caminheiros pela margem direita do rio Coura, afastando-nos da conhecida e habitual estrada municipal para esta localidade.
De Medelo, seguimos em direcção a Penude de Baixo, prosseguindo pela margem esquerda do rio Coura. Aqui e além, o avanço era dificultado pelos caminhos alagados mas, com “arte e engenho”, o grupo ultrapassou todos os obstáculos.
Na hora de enfrentar a longa subida que nos levaria até ao cimo da Serra das Meadas, pairou algum receio mas, pé ante pé, fomos avançando a coberto de denso nevoeiro que dissimulava a inclinação da encosta. O grupo manteve-se coeso e todos, sem excepção, superaram a prova.
Por volta das 11:00 h, estávamos no parque de merendas das Meadas, onde aproveitámos para comer e readquirir forças. Como “tudo o que sobe, desce”, após algumas fotos do grupo, iniciámos a descida da Serra, com passagem pela Aldeia de S.João. Cerca das 12:00 h estavam ultrapassados os 11.000 metros da “Rota dos Reis”, com a chegada a Lamego.
Uma palavra de apreço e de admiração ao grupo de caminheiros de Figueira, que nos acompanhou com sucesso nesta caminhada, servindo de exemplo aos que receiam não estar à altura do desafio. O pedestrianismo é uma actividade motora simples e fundamental que se pode exercer em qualquer idade. Caminhar ajuda a manter o corpo saudável e vigoroso e a mente relaxada, proporcionando um bem-estar completo.
 Se gosta de caminhar, mas não teve oportunidade de nos acompanhar, poderá fazê-lo no dia 20 de Fevereiro, com a “Rota do Entrudo”, na Vila de Lazarim.

Foi mais um evento organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego (TCL), em parceria com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Câmara Municipal de Lamego e “Amigos de Ferreiros” – Associação Cultural e Desportiva.

Rui Ramos

 

 

 
 

Topo

 

 

ROTA DO ENTRUDO 2011 - 20 De Fevereiro


Fotos

Fotos

Foi com grande expectativa que os caminheiros esperaram pelo amanhecer de domingo, dia 20 de Fevereiro, em Lamego, pois todas as previsões meteorológicas anteviam chuva para um dia que se pretendia enxuto. Felizmente, as previsões não se confirmaram e o dia nasceu ameno, com algumas nuvens, mas com condições excelentes para caminhar.
Assim, depois da deslocação em viaturas até ao local marcado para a partida, junto ao coreto de Lazarim, deu-se início à “Rota do Entrudo”. Após breve “briefing” realizado pela organização, avançámos para a povoação de Parafita, iniciando a caminhada com uma extensa subida que fez “alongar” o grupo. Numa distância de 2000 metros, passámos de 603 metros de altitude para 850 metros, junto a Parafita. Nesta localidade, surpreendemos a exígua população, que nos cumprimentou amistosamente durante a nossa breve passagem.
Após uma hora e meia de caminhada e encontrando-nos a meio do percurso, parámos para merendar e dar alguma folga às pernas. O local era edílico! A ribeira mostrava toda a sua pujança e os prados verdejantes perdiam-se de vista, mas o frio e as nuvens que entretanto se formaram levaram-nos a aligeirar a paragem, receando a chegada indesejada da chuva. Feita a foto de grupo, avançámos no percurso.
Em Mazes, fotografámos e trocámos algumas palavras com a população, bastante envelhecida, pois as crianças ou jovens há muito escasseiam na aldeia.
Eram precisamente 11 horas e 14 minutos, quando regressámos a Lazarim. Tinhamos feito o percurso em cerca de duas horas, o que muito surpreendeu os caminheiros. Talvez de forma inconscientemente, o grupo tinha avançado a um ritmo bastante rápido, temendo ser surpreendido pela chuva. No final, todos se congratularam por terem conseguido realizar a actividade, contrariando todas as previsões e usufruindo, assim, de mais um manhã bem passada, em contacto com a natureza, por terras do “Entrudo” de Lazarim.
Para uma melhor percepção do percurso realizado, aqui ficam alguns dados recolhidos por GPS:

Distância Percorrida – 7,353 KM
Tempo de deslocação - 02:14:09  h
Velocidade média – 3,3 Km/h
Altitude mínima – 603 m
Altitude máxima – 900 m

Esta foi mais uma organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Lamego Convida, Ginásios House of Fitness, Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Câmara Municipal de Lamego e “Amigos de Ferreiros” – Associação Cultural e Desportiva.

Dia 20 de Março, participe na “Rota das Aldeias Perdidas”. Contamos consigo!

Rui Ramos

 

   
   
 
 

 

Topo

 

 

Rota das Aldeias Perdidas - 20 de Março de 2011

No domingo, dia 20 de Março, a Primavera estreou-se com um maravilhoso dia de Sol e céu azul. Estavam assim reunidas excelentes condições para caminhar. E foram muitos os caminheiros, oriundos de vários pontos de país, que partiram de Várzea da Serra para trilhar a Rota das Aldeias Perdidas.
Às 9:15 horas, o grupo que se concentrou junto às piscinas fluviais deu início à caminhada. Durante o percurso, foram-se introduzindo algumas “surpresas” no traçado, fruto da participação e colaboração do Prof. Luís Patrão do ginásio House Of Fitness, profundo conhecedor daquele local e trajecto.
Animados pelo tempo fabuloso que se fazia sentir, atravessamos as serras de Montemuro/Santa Helena  “salpicadas” por colossais aerogeradores e vegetação, essencialmente arbustiva, por estradões em terra batida em direcção a Anta de Mases. Já perto desta povoação, fomos surpreendidos por uma prova de jipes e motos em sentido contrário ao que seguíamos, com os quais tivemos de partilhar o caminho. Um concorrente da prova, “montado” no seu jipe, ao cruzar-se connosco, executou uma série de manobras desnecessárias e perigosas, colocando em risco os caminheiros que aguardavam na berma a passagem do veículo. Foi um momento de algum pânico e de muita falta de civismo, que só não teve mau resultou por pura sorte ou intervenção divina (veja no vídeo desta caminhada). Aqui fica o nosso desagrado.
Por volta das 11:00 horas, chegávamos à típica aldeia desabitada de Anta de Mases. Era tempo de paragem para merendar e descansar, aproveitando um local mágico, que nos faz pensar como seria o dia-a-dia daquela população em tempos áureos.
Recuperadas as forças e após numerosas fotos, voltámos ao caminho, desta feita, até Várzea da Serra. O regresso foi feito em óptimo ritmo de caminhada e logo estávamos em contacto com a povoação que vive da agricultura, da pastorícia e da construção civil. A maioria dos naturais de Várzea reside em Lisboa, havendo também muitos emigrantes em França, Alemanha e Suíça que financiam a totalidade das despesas das festa do Senhor e a festa da Nossa Senhora da Saúde, que se realizam no segundo e terceiro domingos do mês de Agosto.
Cerca da 13:00 horas chegávamos às nossas viaturas, terminando mais uma jornada de pedestrianismo, num total de 12200 metros, à média de 3,5 Km/h, numa altitude compreendida entre 880 e 1070 metros.

Este foi mais um evento organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Lamego Convida, Ginásio House of Fitness, Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Câmara Municipal de Lamego e “Amigos de Ferreiros” – Associação Cultural e Desportiva.
Veja as fotos e vídeo deste evento.
Dia 17 de Abril, não falte à “Rota dos Moinhos”. A sua saúde agradece!

Rui Ramos

 

 

Clique no slideshow para ver todas as do fotos do caminheiro Tó Silva
 
Vídeo

 

 

 

Imagem satélite do percurso

 

Topo

 

 

 

 

Rota dos Moinhos- 17 de Abril de 2011

 

A Rota dos Moinhos assinalou um ano de parceria da Secção de Pedestrianismo  do Ténis Clube de Lamego com o Centro Municipal Marcha e Corrida de Lamego  que está de parabéns pelo seu primeiro ano de actividade.
Assim, na bela manhã de Domingo, dia 17, cerca de meia centena de caminheiros associou-se à comemoração, participando entusiasticamente em mais uma caminhada organizada por este clube.
Após concentração em Lamego, rumamos a Mazes, onde iniciamos o percurso. A aldeia parecia deserta, mas àquela hora toda a população se encontrava na Igreja celebrando o “Domingo de Ramos”. A meio da povoação, avistamos a placa que indicava: “Moinhos da Faia” e viramos à esquerda, seguindo esta sinalética colocada pela autarquia lamecense. O trilho, um estradão de terra batida de fácil progressão, depressa se transformou num percurso sinuoso, à medida que nos aproximávamos das ribeiras e dos moinhos. Estas rústicas construções maravilharam toda a gente! A ribeira apresentava considerável caudal e ainda foi possível ver dois moinhos a funcionarem em pleno. Após alguns momentos de contemplação e fotografia, prosseguimos, subindo a montanha através de rochas e vegetação. Foi um momento difícil, pois o grupo de pedestrianistas era muito heterogéneo etariamente o que levou a que alguns dos participantes necessitassem de apoio para vencer os obstáculos naturais.
Pé ante pé, subimos, subimos, só parando na aldeia abandonada de Anta de Mazes, onde tratamos de recuperar as forças com descanso e alimentação. Tínhamos percorrido mais de metade do trajecto e estava na hora de regressar. Voltamos ao caminho e por volta das 12:00 horas dávamos por terminada a caminhada.
Os participantes manifestaram o seu agrado pela manhã bem passada, não deixando de notar que apesar do trilho ser pequeno, 6100 metros, apresenta um grau de progressão no terreno que não está ao alcance dos menos preparados fisicamente, principalmente no troço “moinhos – Anta de Mazes”. A nossa progressão foi feita à média de 2,2 Km/h, em 02:47:30 horas, numa altitude compreendida nos 736 e 987 metros.
O saldo foi muito positivo, todos mostraram interesse em participar na próxima caminhada agendada para dia 28 de Maio, a “Rota Del Rei, que será de “Grande Rota”, ao longo de um sábado, num total de cerca de 30 kms. Brevemente avançaremos com mais pormenores.
Esta foi mais uma organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Lamego Convida, Ginásios House of Fitness, Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Câmara Municipal de Lamego e “Amigos de Ferreiros” – Associação Cultural e Desportiva.

 

Rui Ramos

Clique no slideshow para ver todas as do fotos do caminheiro Tó Silva
 
Aqui fotos do caminheiro Helder Silva
 

Vídeo da Actividade

 

 

 

 

 

4 de Junho - Rota D'el Rei - Grande Rota - 34 kms

 

No sábado dia 4 de Junho, pelas 8:00 horas, cerca de uma vintena de caminheiros compareceu junto ao pavilhão Álvaro Magalhães dispostos a percorrer os anunciados 34 km da Rota D’el Rei, num dia bonito de sol e temperatura amena.
O início da caminhada fez-se rumo à Serra das Meadas, via Aldeia de S. João, e caracterizou-se pela subida longa e violenta que os caminheiros tiveram que enfrentar. Ultrapassado este obstáculo, seguimos em direcção à aldeia de Pretarouca, atravessando toda a serra invadida por aerogeradores em plena actividade, rodando intensamente sob o efeito do vento que se fazia sentir nos mil metros de altitude. Após 3:30 horas a caminhar surgiu a barragem de Pretarouca, situada no rio Balsemão, e que abastece o Douro-Sul de água potável. Estava na hora de uma paragem para almoçar e descansar dos quilómetros já percorridos. Instalámo-nos a jusante da barragem num prado junto ao rio, partilhamos as merendas e aproveitámos para molhar os massacrados pés nas águas límpidas e frias do rio. O enfermeiro Aniceto, profissional que a organização acautelou, aproveitou para medir a tensão arterial aos caminheiros, garantindo assim a boa condição de todos para a continuação da caminhada.
Recuperadas as forças, avançámos até ao meio da povoação onde enchemos as garrafas na fonte e tomámos um desejado café, graças a um simpático habitante que nos abriu a porta do salão paroquial equipado com uma máquina automática de café e outras bebidas. Feito isto, seguimos para Reconcos e depois na direcção de Meijinhos, agora sobre um forte sol e calor que levou à moderação da passada. Aos 25 km do percurso, o grupo começou a dar alguns sinais de fadiga. Foi necessário proceder a paragens mais frequentes e garantir a hidratação de todos, recorrendo às garrafas de água da viatura que o Centro Municipal de Marcha e Corrida disponibilizou para este evento, tendo o seu motorista, Sr. Paulo, sido incansável na assistência ao grupo.
Já em Juvandes, parámos mais uma vez, falámos com alguns habitantes surpreendidos com a nossa presença e prosseguimos para S.Martinho do Souto, onde encontramos numerosas cerejeiras carregadas com o apetitoso fruto a que não resistimos...
Os últimos quilómetros foram os mais penosos; com músculos e pés maltratados, alguns caminheiros reduziram muito o ritmo de marcha, pois a acentuada descida do lugar da Tamboreira, solicitava constantemente o auxílio muscular na travagem.
Às 17:45 horas chegavam os últimos caminheiros ao Bairro da Ponte, em Lamego, local destinado à chegada e final do percurso.
Mais tarde, o grupo de caminheiros reuniu-se num jantar servido no Café Diogo no Bairro da Ponte, onde se juntou a Srª Vereadora do Desporto, da Autarquia lamecense, Drª Margarida Duarte. Foi um momento de agradável convívio, onde se falou da caminhada realizada, das peripécias que ocorreram, assim como das caminhadas que poderemos fazer ainda este mês. No dia 12 de Junho, na freguesia de Ferreiros - “Varandas do Douro” organização da Associação Amigos de Ferreiros; dia 26 de Junho, “Rota do Balsemão”, organização da Secção de Pedestrianismo Do Ténis Clube De Lamego.

Esta foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego- Marchaecorrida - Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 

 

Fotos do Caminheiro Tó Silva
 
Vídeo

 

Dados GPS do Percurso

 

 

 

 

26 de Junho - Rota do Balsemão

Dados GPS

 

 

 


A secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego –MarchaeCorrida- ; Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego, realizou no dia 26 de Junho a "Rota do Balsemão".
Num domingo muito quente, 4 dezenas de caminheiros percorreram os trilhos da Rota do Balsemão, partindo de Lamego e passando sucessivamente por Souto Côvo, Sande e S.Pedro de Balsemão, onde visitaram a secular capela. O regresso à cidade foi penoso devido ao calor e à brutal subida que levou o grupo até ao Bairro da Ponte.
No mês de Julho não se realizarão caminhadas devido ao calor que se faz sentir nesta época do ano. Estaremos de volta no mês de Agosto, no dia 28, com a Rota dos Remédios.
Contamos consigo.

Rui Ramos

 

 

 

28 de Agosto - Rota dos Remédios

Fotos do Caminheiro Tó Silva

 

Integrado no Programa oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego –MarchaeCorrida- ; Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, “Amigos de Ferreiros – Associação Cultural e Recreativa” e Câmara Municipal de Lamego, realizou no dia 28 de Agosto, pelas 9:00 horas, a "Rota dos Remédios".
Num dia magnífico, com o sol a brilhar num céu sem nuvens e uma temperatura bastante amena, a convidar a passeios ao ar livre, demos início à caminhada prevista para este domingo, no parque das merendas da Serra das Meadas, tomando a direcção do Parque Biológico, recentemente reinaugurado, após ter sofrido obras de requalificação, trilho que a organização incluiu no percurso para que os caminhantes admirassem a fauna e a flora da serra, num ambiente preservado.
Por volta das 10:00 horas, ingressamos no recinto e, seguindo as indicações existentes no parque, percorremos os trilhos em busca dos animais que se encontram naquele local. Ao longo de quase uma hora de caminhada, observamos os pacientes cágados e as tartarugas, apreciamos as cabras e os muflões, admiramos os tímidos gamos, avistamos a fugidia raposa, procuramos os javalis, apreciámos os cavalos e burros no picadeiro, “conversámos” com a simpática avestruz, avistámos diversos tipos de aves e admiramos a vegetação que cobre a serra. Foi uma surpresa para muitos, pois apesar de a maior parte dos pedestrianistas serem naturais do concelho de Lamego, muitos nunca tinham visitado o Parque ou há muito que não o faziam.
Regressados à entrada/saída do parque, aproveitamos a existência de um agradável espaço para merendas, bem como dos serviços do pavilhão recentemente inaugurado, para descansar alguns minutos, recuperando energias para a segunda parte da caminhada, enquanto lanchávamos. Depois de registarmos o momento com uma fotografia do grupo de caminheiros, junto à entrada, retomamos a marcha.
 Prosseguimos, então, a caminhada, tomando um estradão de terra batida que nos levou ao marco geodésico que, de acordo com o nosso GPS, regista 989 metros de altitude. A paisagem deslumbrante, com o magnífico Douro serpenteando, até onde a nossa vista alcançava, pelas admiráveis encostas guarnecidas de vinhedos, não deixou de encantar os caminheiros. Encetamos, de seguida, a parte final do percurso, que nos reservava algumas subidas mais complicadas, a exigir um esforço suplementar, mas que todos superaram com distinção. Ultrapassado este obstáculo, continuámos o trilho marcado, descendo para o local de onde partíramos. 
Por volta das 12:30 horas, estávamos de volta ao parque de merendas da serra com os cerca de 10 km desta rota cumpridos. Satisfeitos por termos passado a manhã em contacto com a natureza, respirando ar puro e apreciando a beleza da serra.
Aproveitamos ainda para informar todos os participantes que, no dia 25 de Setembro, este Clube realiza a “Rota das Vindimas” e a Amigos de Ferreiros - Associação Cultural e Desportiva organiza, no dia 11 do mesmo mês, a caminhada “Varandas do Douro”.
Obrigado a todos pela participação,  voltamos a encontrar-nos no próximo dia 25 de Setembro.

Rui Ramos

 
Vídeo da Caminhada
 

Explore o percurso no Mapa

 

 

 

25 de Setembro - Rota das Vindimas
 


 

Uma das formas mais viáveis e gratificantes de aumentar o contacto entre o Homem e a Natureza são os percursos pedestres. Estes constituem um refúgio para as dificuldades da vida diária e possibilitam o regresso do Homem à sua origem. Caminhar ajuda a melhorar a saúde, beneficiando de um modo geral o corpo, estimulando a circulação sanguínea, desenvolvendo a capacidade cardio-respiratória, aumentando a densidade óssea e contribuindo para a melhoria de doenças que são verdadeiros flagelos da sociedade, como a diabetes e hipertensão arterial. O mau humor e o “ stress ” afastam-se com esta actividade, que relaxa o corpo e a mente e proporciona bem-estar físico e emocional.
E disto sabiam com certeza o numeroso grupo de caminheiros, no qual se encontrava a Srª Vereadora da Juventude e Desporto do município de Lamego, que também participou nesta caminhada.
 Por volta das 9:00 horas de domingo, dia 25 de Setembro, iniciamos a “Rota das Vindimas”, na Freguesia de Samodães.
Com uma manhã amena e de sol fraco, iniciamos caminhada, descendo em direção ao rio, passando por algumas ruas da localidade e, mais à frente, por entre quintas e vinhas. A paisagem, em tons quentes de laranja, vermelho, castanho e verde, era de cortar a respiração. O rio Douro corria ao fundo, barcos de turismo rasgavam as suas águas e na margem norte o comboio passava, vindo da Régua. As máquinas fotográficas não paravam, registando o local e o momento. Com um ritmo de caminhada elevado, o grupo rapidamente se colocou junto à margem do rio que nos haveria de levar ao vale Abraão, onde está instalada uma famosa instância turística de luxo. A partir daqui, iniciamos o regresso por uma longa e íngreme subida, o que exigiu algumas pausas para recuperar o fôlego. Sensivelmente a meio, paramos para merendar e descansar, pois já caminhávamos há hora e meia e era preciso recuperar forças. Fizemos a habitual foto de grupo e retomamos o caminho.
Às 11:30 horas estávamos junto às nossas viaturas onde viemos a encontrar o Sr. Presidente da Junta de Samodães, Sr. José Carlos, que garantiu a participação da Junta de Freguesia na organização da caminhada do próximo ano.
De seguida, os participantes manifestaram o seu agrado pela manhã bem passada, prometendo a sua presença no próximo passeio a “Rota da Castanha”, no dia 30 de Outubro.
Esta foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego –MarchaeCorrida- ; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, “Amigos de Ferreiros – Associação Cultural e Recreativa” e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 

 
Vídeo da Caminhada
 
Mapa GPS dinâmico - explore o percurso

 

 

 

 

Caminhos de Santiago - Percurso Caminho Inglês Ferrol / Miño
 
Fotos do Peregrino Helder José
Pedestrianistas da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego percorreram o caminho Inglês para Santiago de Compostela.

 

Pelo sexto ano consecutivo quatro caminheiros de Lamego, António Machado, Hélder José, José Pereira e Manuel Meneses rumaram a Espanha para fazerem o Caminho de Santiago.
Este ano o caminho escolhido foi o "Caminho Inglês" tradicionalmente frequentado por peregrinos do norte da Europa e Ingleses. A partir do século XII e de barco os peregrinos aportavam a Ferrol ou a Corunha e iniciavam a pé o caminho até Santiago Compostela. A ruptura de Henrique VIII de Inglaterra com a Igreja Católica(1509-47) ditou o fim do caminho por motivos religiosos.
Com partida da cidade galega de Ferrol no dia 12-09-2011 passando por Miño, Bruma e chegada a Santiago de Compostela no dia 14-09-2011, estes quatro peregrinos em três etapas efectuaram os 120 kms do caminho.
Com subidas às montanhas e descidas ao nível do mar este caminho muito belo, bem sinalizado, pouco frequentado e talvez por isso muito preservado com  grau de dificuldade médio permitiu-nos apreciar cada km e fazer fotos belíssimas.
Em Santiago de Compostela assistimos na catedral  à Missa do Peregrino com o tradicional "Botafumeiro" e recolhemos a "Compostela" que atesta a nossa peregrinação.
Mais um caminho percorrido e mais uma vez confirmamos a vitalidade espiritual, cultural e social das peregrinações.
Regressamos felizes e para o ano prometemos voltar.

António Machado

 
 
 

 

 

ROTA DA CASTANHA
Fotos do Caminheiro Tó Silva

No domingo de manhã, dia 30 de Outubro, concentraram-se no Complexo Desportivo de Lamego numerosos pedestrianistas dispostos a trilhar os caminhos de Vila Nova do Souto D’el Rei, num dia bonito e de clima agradável, a fazer lembrar o verão de S. Martinho.
Depois de um breve briefing onde se fizeram algumas recomendações, arrancámos pelas 8:45 em direcção a Juvandes e Póvoa. Pelo caminho, fomos encontrando castanheiros e, aqui e acolá, apanhámos e comemos castanhas enquanto caminhávamos.  
Por volta das 11:00 horas, parámos no parque de merendas de Vila Nova do Souto D’el Rei, junto à A24, de onde apreciámos a magnífica vista para a serra de Santa Helena. Foi breve o descanso, só tempo para comer os magros lanches que levávamos nas mochilas, beber um “Porto” e fazer a foto de grupo.
Retomámos a marcha e os caminhos por onde fomos passando encantaram-nos, alcatifados de ouriços e folhagem amarela e avermelhada, emanavam cheiros próprios desta época.
Ao meio dia e meia, chegávamos à sede da junta de freguesia de Vila Nova do Souto D’el Rei, onde nos esperavam o seu presidente, Sr. Carlos Fernandes e o seu staff, para nos brindarem com um magusto melhorado, pois para além de castanhas assadas e jeropiga, a mesa estava recheada de iguarias como – presunto, queijo, bôla, pão, bebidas entre outras coisas mais. Tudo, segundo o Sr. Carlos, “produtos da terra”.
Mas que bela forma de receber! Estão pois de parabéns! Agradecemos o magnífico acolhimento que tão boa impressão causou aos caminheiros, nomeadamente aos que eram de fora do nosso concelho e até do país, uma vez que nesta caminhada contámos com a participação de uma caminheira espanhola.
Mais por curiosidade, deixamos alguns dados técnicos recolhidos pelo nosso GPS durante a “Rota da Castanha”:

Distância percorrida – 16, 510 km
Velocidade média – 3, 53 Kph
Tempo gasto – 4h. 40 m 40 s
Altitude – entre 656 metros e 977 metros
Calorias consumidas – 1178 cal

Este foi mais um evento organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; CAOS de Lamego; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Amigos de Ferreiros A.C.D.,Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei.
 
Se gosta de caminhar na natureza, não deixe de participar nestes eventos:
Dia 6 de Novembro, aproveite para conhecer alguns dos Trilhos mais interessantes da freguesia de Ferreiros. Este percurso carateriza-se pela reduzida extensão, apenas 6,5 km, mas com passagem por lugares raramente visitados: Foz, Boavista, Moinhos, Varandas. O percurso terá início por volta das 10:00 horas no Coreto de Ferreiros. Esta atividade é da responsabilidade da Amigos de Ferreiros - Associação Cultural e Desportiva.
No dia 27 de Novembro, participe na “Rota de Inverno”, percurso pedestre com passagens em freguesias do concelho de Lamego, tais como: Lalim, Lazarim, Meijinhos e Melcões, organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego.

Rui Ramos

 

 

Explore a aplicação dinâmica GPS com os dados do percurso
 

 

 

 

ROTA DE INVERNO

 

A freguesia de Lalim recebeu, no domingo, dia 27 de Novembro, um numeroso grupo de caminheiros dispostos a trilhar a Rota de Inverno, num dia lindo, com sol e clima ameno para a época.
A partida fez-se às 9:00 horas em direcção a Melcões, enfrentando uma longa subida, que condicionou o ritmo de caminhada, tornando-o mais lento e até penoso, sobretudo para o grupo de caminheiros seniores da freguesia de Ferreiros que fez questão de se associar a este evento. No entanto, a beleza da paisagem que nos rodeava, com as tonalidades amarelas e avermelhadas da vegetação desta época e os caminhos forrados por uma manta morta de folhas multicolores, constituiu um forte analgésico para o esforço dispendido.
Alcançamos Melcões e rumamos a Meijinhos; os quilómetros foram-se acumulando e, cerca das 11:00 horas, paramos no adro da Igreja de Meijinhos. No templo de portas franqueadas, encontramos o sacristão absorto na preparação do espaço religioso para missa dominical que haveria de acontecer dali a pouco. Apreciamos a beleza da capela, alguns caminheiros aproveitaram para orar e, de seguida, atrás da igreja, merendamos e repousamos durante breves instantes.
Retomamos a marcha seguindo em direção a Lazarim. Este troço do percurso revelou-se particularmente bonito, com extensos “tapetes de ouriços” e caminhos relvados, não esquecendo os cogumelos que aqui e acolá surgiam aos nossos olhos,  sendo colhidos pelos apreciadores e conhecedores da “iguaria”.
Em Lazarim não causamos surpresa, pois sabedores desta iniciativa, os populares aguardavam a nossa passagem e saudaram-nos amistosamente num largo onde alguns feirantes faziam o seu negócio. Avançamos então para a última etapa, em direção a Lalim. O grupo alongou-se no terreno, os mais frescos e jovens avançaram velozmente, os restantes, nomeadamente o grupo sénior de Ferreiros, abrandaram o passo, talvez confiantes no ditado “devagar se vai ao longe”, mas sempre acompanhados de perto por elementos da organização que lhe dedicaram especial atenção.
Em Lalim, fomos recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia com música tocada pela Sociedade Filarmónica de Lalim que registava mais um aniversário em dia de Santa Cecília. Desmobilizada a banda, recebemos os caminheiros seniores, que acabavam de concluir o percurso com 10770 metros, com uma salva de palmas. De seguida, visitamos a antiga cadeia da secular povoação, tendo como cicerone o seu presidente. Os nossos agradecimentos por este acolhimento. 
Este foi o último passeio pedestre do calendário para 2011, da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; CAOS de Lamego; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Amigos de Ferreiros A.C.D.,Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lalim.
No dia 18 de Dezembro, a Associação Amigos de Ferreiros, organiza a Rota de Natal, na freguesia de Ferreiros. Participe.

Desejamos a todos os que nos acompanharam ao longo de ano, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Rui Ramos

 
Dados GPS recolhidos no Percurso

 

Fotos do Caminheiro Tó Silva
 
Vídeo
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Pereira António Machado (Tenis C. Lamego) Manuel Meneses Helder José  (Tenis C. Lamego)