ACTIVIDADES DE PEDESTRIANISMO EM 2023
 
 
 
ROTA DO ENTRUDO - 19 de Fevereiro de 2023

 

No domingo, dia 19 de fevereiro, pelas 9h:15, junto ao coreto da Vila de Lazarim – Lamego, mais de meia centena de caminheiros, oriundos de Lamego, de concelhos vizinhos e de outras zonas do país, iniciavam a marcha para cumprir os cerca de 8 km da Rota do Entrudo – Máscaras de Lazarim, com passagem por Parafita, Mazes e regresso a Lazarim.


O dia estava encoberto e de temperatura amena, ideal para esta prática mas, na hora de partida, começou a chover, o que não estava previsto no boletim meteorológico. Mesmo assim, ninguém arredou pé e, após uma breve apresentação por parte da organização, o grupo iniciou a longa subida até à localidade de Parafita, fazendo aí uma paragem técnica para reunir os caminheiros e privar com alguns habitantes locais. Entretanto a chuva foi acalmando até desaparecer.


 Pelas 10h:45, junto à ribeira de Mazes, fizeram uma nova pausa, desta vez para merendar e recuperar forças. Antes de retomarem a marcha, os caminheiros posaram para a habitual foto de grupo.


Em Mazes, fizeram uma breve paragem nos cafés locais, convivendo com a população, antes de progredirem em direção a Lazarim, onde chegaram por volta das 12h:00. De seguida, visitaram o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (C.I.M.I.) e apreciaram a exposição aí patente, com caretos de madeira de amieiro, trajes e uma galeria de fotos do tradicional desfile carnavalesco de Lazarim, que este ano se realizou durante a tarde de domingo.


Após a visita, os caminheiros despediram-se, mas muitos ficaram na Vila para assistir ao corso carnavalesco que integrava grupos de caretos locais e de outras localidades.


Veja a página do Ténis Clube de Lamego em  www.tenisclubelamego.com, onde poderá observar as fotos da Rota do Entrudo 2023.


Este evento foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios –Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local; CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica;  Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim.

Rui Ramos

VEJA TODAS AS FOTOS

 

Desdobravel pr6Desdobravel do percurso
 
 
 
 
 
TOPO

 

 

 

23 DE ABRIL - CAMINHADA PELA LIBERDADE

 

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, vai associar-se e colaborar nas Comemorações do 25 de Abril promovidas pela Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Lamego.


Assim, na manhã de domingo de 23 de abril, realizará a Caminhada pela liberdade integrada num troço do Caminho dos Monges, entre Vila Pouca/ Salzedas e a Barragem do Varosa, num total de 10 km. Os participantes receberão uma t-shirt alusiva às comemorações mas terão que fazer uma inscrição online onde manifestarão qual ou quais os troços que querem fazer, com ou sem transporte.


Caminhada 23 de abril | Lamego

• O percurso do 2º dia da Grande Rota do Caminho dos Monges inicia-se em Vila Pouca- Salzedas. De modo a facilitar a deslocação de pessoas, será disponibilizado um transfer inicial desde o Largo D. Dinis, com partida pelas 8h:30, até Vila Pouca-Salzedas;


• A 1ª parte desta caminhada será de 10 km, terminando na Barragem do Varosa pelas 12h30, onde haverá uma merenda de reforço (sandes, água e fruta). Neste ponto será disponibilizado transfer de regresso até ao Largo D. Dinis, Lamego, para todos aqueles que não pretenderem continuar a caminhada até à Ponte Metálica do Douro;


• A 2ª parte da caminhada iniciará pelas 13h30 e, no final, será disponibilizado o transfer de regresso até ao Largo D. Dinis, Lamego.

NOTAS:
• Os transferes e lanche/ merenda de reforço apenas serão disponibilizados para aqueles que se inscreverem na caminhada, selecionando a opção pretendida;
• A caminhada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

 
INSCRIÇÃO
 
 
TOPO

 

 

Rota de Santiago no Concelho de Lamego

 

Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego

Pelas 8h:00 da manhã de sábado, dia 20 de maio de 2023, na Câmara Municipal de Lamego, reuniu-se um numeroso grupo de caminheiros/peregrinos, dispostos a percorrer a Grande Rota do Caminho de Santiago do Interior, no concelho de Lamego, 30 km.


Enquanto eram distribuídas t-shirts patrocinadas pela Douroguest – Alojamento Local, uma funcionária do Município de Lamego carimbava as Credenciais de Santiago. De seguida, a organização passou a informação necessária ao bom desenrolar do evento, agradecendo aos caminheiros a adesão a esta iniciativa apadrinhada pelo Município de Lamego e que visa promover os nossos caminhos de Santiago.


Pelas 8h:45, hora prevista, num dia fresco, mas excelente para esta prática, os pedestrianistas partiram de autocarro para Bigorne, iniciando aí a marcha, em direção a Magueija, onde chegaram por volta das 10h:45, sendo recebidos pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca, o Sr. Sérgio Pedro Capela.


A receção incluiu mesas repletas de magníficas iguarias regionais que deliciaram todos os presentes. O Sr. Sérgio Capela fez as “honras da casa”, agradecendo aos caminheiros a promoção dos Caminhos de Santiago, informando que a freguesia fez recentemente um investimento nesse sentido, com a construção de um albergue com 12 camas para receber os peregrinos, ao longo de todo o ano, estando para breve a sua inauguração. Após a colocação do carimbo da Junta nas credenciais dos peregrinos, o grupo despediu-se desta linda e simpática freguesia.


Antes de retomarem o caminho, o presidente do Ténis Clube de Lamego, João Diogo da Silva Leal, agradeceu a fantástica receção da Junta de Freguesia e a simpatia da população.


Os caminheiros voltaram, então, ao trilho e, palmilhando terreno, foram deixando Matança, Matancinha, Sucres, Penude e Arneirós para trás, conseguindo chegar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios às 13h:25. Ali, repousaram e almoçaram. Estavam percorridos cerca de 19 km.


Por volta das 14h:30, o grupo partiu para a última etapa, mais 10km, tomando a direção da Praça do Comércio, em Lamego, local onde está colocado um marco do Caminho Português Interior de Santiago. Foi também este o local marcado para a inclusão dos caminheiros que se inscreveram apenas para o trajeto da tarde. A partir daí, os pedestrianistas seguiram em direção à ponte pedonal da Lamego/Régua, num percurso que passa por Souto Côvo, Sande, Central do Varosa e ponte de alvenaria sobre o rio Varosa.


Pelas 17h:30, os caminheiros passaram a ponte pedonal sobre o Rio Douro e, após um merecido descanso no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, regressaram a Lamego no autocarro da Banda Filarmónica de Magueija, contratado pelo município de Lamego, a quem a organização agradece a colaboração.


Dados recolhidos pela organização permitem dizer que foram percorridos 30 010 metros, em cerca de seis horas em movimento, num trilho muito bem sinalizado.


Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e apoio de: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local; Associação D.S.C.D – Magueija; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios – Lamego; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego, a quem endereçamos os nossos agradecimentos pela excelente colaboração prestada.

Rui Ramos

VEJA TODAS AS FOTOS
FOTOS DO EVENTO
Clique e veja todas as fotos
 
 
 
TOPO

 

ROTA DAS VINDIMAS 17 SET 2023

 

No domingo, dia 17 de setembro, pelas 9h:00 da manhã, iniciava-se a Rota das Vindimas, organizada pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego. O grupo, constituído por mais de duas dezenas de caminheiros que se juntaram em Samodães, Lamego, para percorrer os cerca de 7 km, estava ansioso por dar início à marcha e, após uma breve comunicação e uma foto de grupo, partiu.


Estava um dia encoberto e a ameaçar chuva, mas a temperatura estava amena, ideal para caminhar.


Na primeira parte do trilho, sempre a descer, encontramos algumas quintas em plena faina da vindima, com o transporte das uvas feito às costas de homens que venciam os íngremes socalcos. Já junto ao rio Douro, fez-se uma breve paragem para descansar, comer uns deliciosos biscoitos e saborear um magnífico vinho generoso, disponibilizados pela organização, de forma a ganhar alento para fazer a brutal subida de regresso. Antes do reinício, a chuva fez a sua aparição, começando a cair, primeiro a medo e depois com mais consistência.


A ascensão fez-se lentamente, quer para apreciar a paisagem, quer para manter o grupo unido. Pelo caminho, a chuva deu tréguas e pelas 11h:45 a caminhada estava concluída.


Os nossos agradecimentos a toda a população de Samodães, pela forma simpática e acolhedora como, neste domingo, se relacionou com os caminheiros que percorreram os caminhos da freguesia.


Dia 29 de outubro, venha caminhar connosco na Rota da Castanha, onde terá oportunidade de desfrutar de um magusto com jeropiga.


Este foi mais um evento realizado pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local;  Câmara Municipal de Lamego.

 

Rui Ramos

 

 
 
TOPO

 

 

ROTA DA CASTANHA

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego (TCL) realizou, no domingo, dia 19 de novembro, a Rota da Castanha. De referir que este evento esteve previsto para dia 5 de novembro, mas devido à previsão de condições climatéricas adversas e à coincidência da data com o Lamecum Trai, foi adiado para esta data.

Num dia que amanheceu com nevoeiro, mais de vinte caminheiros partiram, pelas 8h:00, da sede do Clube, no Complexo Desportivo de Lamego, preparados para trilhar cerca de 16 quilómetros de caminhos da freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei, pelas povoações de Arneirós, Juvandes e Póvoa.


Assim, depois de passar por Juvandes, o grupo rumou ao parque de merendas, junto à A24, com vista para a Serra de Santa Helena. Pelas 11h:00, chegaram ao parque onde já se encontrava um “piquete” da organização com umas deliciosas castanhas assadas, quentinhas, acompanhadas com vinho generoso, fizeram as delícias dos caminheiros. Este gesto só foi possível devido ao patrocínio da Douroguest – Alojamento Local, a quem desde já agradecemos.


Iniciado o regresso e desejosos de cumprir o horário de chegada, os caminheiros embrenharam-se no trilho, aproveitando para recolher cogumelos de espécies existentes na região. Antes das 13h:00, o grupo chegava ao Complexo Desportivo de Lamego.


Este evento encerra o calendário de atividades de 2023 do Ténis Clube de Lamego.
Poderá ver todas as fotos da caminhada, na ótica do caminheiro, pois as fotos são dos participantes.


Este foi mais um evento da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei.

Rui Ramos

 
FOTOS fOTOS
Powered by Wikiloc
 
TOPO