Após dois anos de interregno devido às contingências da pandemia, a Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego voltou a realizar a Rota de Santiago no concelho de Lamego.
Assim, pelas 8h:00 da manhã de sábado, dia 28 de maio de 2022, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego encheu-se com cerca de quarenta caminheiros/peregrinos dispostos a percorrer aproximadamente 30 km do Caminho de Santiago do Interior, no concelho de Lamego.
Enquanto eram distribuídas t-shirts patrocinadas pela Douroguest – Alojamento Local, o Dr. Orlando Nunes, em nome da Câmara M. Lamego, carimbava as Credenciais de Santiago. De seguida, a organização passou a informação necessária ao bom desenrolar do evento e o Dr. Orlando agradeceu aos caminheiros a aderência a esta iniciativa apadrinhada pelo Município de Lamego e que visa promover os nossos caminhos de Santiago.
Pelas 8h:45, hora prevista, num dia de muito calor, os pedestrianistas partiram de autocarro para Bigorne, iniciando aí a marcha em direção a Magueija, onde chegaram por volta das 10h:30, sendo recebidos pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca, Sr. Sérgio Pedro Capela.
A alegria e simpatia foram uma constante à volta de mesas repletas de magníficas iguarias com que foram recebidos e que deliciaram todos os presentes. O Sr. Sérgio Capela fez as honras da Freguesia, agradecendo aos caminheiros a promoção dos Caminhos de Santiago e, após a colocação do carimbo da Junta nas credenciais dos peregrinos, o grupo despediu-se desta linda e simpática freguesia.
Os caminheiros voltaram, então, ao trilho e, palmilhando terreno, foram deixando Matança, Matancinha, Sucres, Penude e Arneirós para trás, conseguindo chegar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios às 13h:25. Ali, repousaram e almoçaram. Estavam percorridos cerca de 19 km.
Por volta das 14h:25, o grupo, bastante mais reduzido devido à elevada temperatura que se fazia sentir, partiu para a última etapa, mais 10km, em direção à Praça do Comércio, em Lamego, local onde está colocado um marco do Caminho Português Interior de Santiago. Foi também este o local marcado para a inclusão dos caminheiros que se inscreveram apenas para o trajeto da tarde. A partir daí, dezassete pedestrianistas seguiram em direção à ponte pedonal da Lamego/Régua, num percurso que passa por Souto Côvo, Sande, Central do Varosa e ponte de alvenaria sobre o rio Varosa.
Pelas 17h:40, os caminheiros passaram a ponte pedonal sobre o Rio Douro e, após um merecido descanso no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, regressaram a Lamego no autocarro gentilmente cedido pelo município de Lamego, a quem a organização agradece a colaboração.
Durante a viagem de volta, os participantes fizeram uma avaliação positiva do evento, não deixando de referir a fabulosa receção de que foram alvo, em Magueija. Ponto menos positivo a assinalar foi o brutal calor que se fez sentir e que levou a que uma grande parte dos caminheiros que se tinham inscrito para fazer a totalidade do percurso tenha desistido no fim do trilho da manhã.
Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e apoio de: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local; Associação D.S.C.D – Magueija; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios – Lamego; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego a quem endereçamos os nossos agradecimentos pela excelente colaboração prestada.
Rui Ramos
|