ACTIVIDADES DE PEDESTRIANISMO EM 2022
 
 
 
ROTA DO ENTRUDO - 27 de Fevereiro de 2022

 

No domingo, dia 27 de fevereiro, pelas 9h:15, junto ao coreto da Vila de Lazarim – Lamego, mais de sete dezenas de caminheiros, oriundos de Lamego, de concelhos vizinhos, de várias zonas do país e até do estrangeiro, iniciavam a marcha para cumprir os cerca de 8 km da Rota do Entrudo – Máscaras de Lazarim, com passagem por Parafita, Mazes e regresso a Lazarim.


O dia estava ensolarado e de temperatura amena, ideal para esta prática. Após uma breve apresentação por parte da organização, o grupo iniciou a longa subida que os levou à localidade de Parafita, fazendo aí uma paragem técnica para reunir os caminheiros e privar com alguns habitantes locais.


 Pelas 10h:45, junto à ribeira de Mazes, fizeram uma nova pausa, desta vez para fazer uma breve merenda e recuperar forças. Antes de retomarem a marcha, os caminheiros, posicionados sobre a ponte, posaram para a habitual foto de grupo.


Em Mazes, ainda houve tempo para uma visita aos cafés locais, convivendo com a população, antes de progredirem em direção a Lazarim, onde chegaram por volta das 12h:30. De seguida, visitaram o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (C.I.M.I.) e apreciaram a exposição aí patente, com caretos de madeira de amieiro, trajes e uma galeria de fotos do tradicional desfile carnavalesco de Lazarim, que este ano, devidas às normas da pandemia, não foi possível realizar.


Após a visita, os caminheiros despediram-se, mas muitos ficaram na Vila, apesar de não estar previsto qualquer desfile, mas à espera de ver aparecer alguns caretos, o que acabou por acontecer, para delícia de todos os que por lá andavam e que aproveitaram para registar fotograficamente o momento e os “figurinos”.


Este evento foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego;  Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios –Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local; CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica;  Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim.

Rui Ramos

 

FOTOS
 

 

 
 
 
 
TOPO

 

Caminhada Pela Liberdade


 
 
 
 
 
TOPO

 

 

 

 

ROTA DE SANTIAGO no concelho de Lamego - 28 de maio de 2022


Após dois anos de interregno devido às contingências da pandemia, a Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego voltou a realizar a Rota de Santiago no concelho de Lamego.


Assim, pelas 8h:00 da manhã de sábado, dia 28 de maio de 2022, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego encheu-se com cerca de quarenta caminheiros/peregrinos dispostos a percorrer aproximadamente 30 km do Caminho de Santiago do Interior, no concelho de Lamego.


Enquanto eram distribuídas t-shirts patrocinadas pela Douroguest – Alojamento Local, o Dr. Orlando Nunes, em nome da Câmara M. Lamego, carimbava as Credenciais de Santiago. De seguida, a organização passou a informação necessária ao bom desenrolar do evento e o Dr. Orlando agradeceu aos caminheiros a aderência a esta iniciativa apadrinhada pelo Município de Lamego e que visa promover os nossos caminhos de Santiago.


Pelas 8h:45, hora prevista, num dia de muito calor, os pedestrianistas partiram de autocarro para Bigorne, iniciando aí a marcha em direção a Magueija, onde chegaram por volta das 10h:30, sendo recebidos pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca, Sr. Sérgio Pedro Capela.


A alegria e simpatia foram uma constante à volta de mesas repletas de magníficas iguarias com que foram recebidos e que deliciaram todos os presentes. O Sr. Sérgio Capela fez as honras da Freguesia, agradecendo aos caminheiros a promoção dos Caminhos de Santiago e, após a colocação do carimbo da Junta nas credenciais dos peregrinos, o grupo despediu-se desta linda e simpática freguesia.


Os caminheiros voltaram, então, ao trilho e, palmilhando terreno, foram deixando Matança, Matancinha, Sucres, Penude e Arneirós para trás, conseguindo chegar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios às 13h:25. Ali, repousaram e almoçaram. Estavam percorridos cerca de 19 km.


Por volta das 14h:25, o grupo, bastante mais reduzido devido à elevada temperatura que se fazia sentir, partiu para a última etapa, mais 10km, em direção à Praça do Comércio, em Lamego, local onde está colocado um marco do Caminho Português Interior de Santiago. Foi também este o local marcado para a inclusão dos caminheiros que se inscreveram apenas para o trajeto da tarde. A partir daí, dezassete pedestrianistas seguiram em direção à ponte pedonal da Lamego/Régua, num percurso que passa por Souto Côvo, Sande, Central do Varosa e ponte de alvenaria sobre o rio Varosa.


Pelas 17h:40, os caminheiros passaram a ponte pedonal sobre o Rio Douro e, após um merecido descanso no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, regressaram a Lamego no autocarro gentilmente cedido pelo município de Lamego, a quem a organização agradece a colaboração.


Durante a viagem de volta, os participantes fizeram uma avaliação positiva do evento, não deixando de referir a fabulosa receção de que foram alvo, em Magueija. Ponto menos positivo a assinalar foi o brutal calor que se fez sentir e que levou a que uma grande parte dos caminheiros que se tinham inscrito para fazer a totalidade do percurso tenha desistido no fim do trilho da manhã.


Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e apoio de: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local; Associação D.S.C.D – Magueija; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios – Lamego; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego a quem endereçamos os nossos agradecimentos pela excelente colaboração prestada.

Rui Ramos

 

FOTOS
TOPO
 
 
 
 
 
 

 

 

ROTA DAS VINDIMAS - 25 de setembro de 2022

 

No domingo, dia 25 de setembro, pelas 9h:15 da manhã, iniciava-se a Rota das Vindimas, organizada pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego. O grupo, constituído por mais de três dezenas de caminheiros que se juntaram em Samodães – Lamego, para percorrer os cerca de 7 km de um dos mais belos percursos pedestres do município de Lamego, estava ansioso por dar início à marcha e, após uma breve comunicação e uma foto de grupo, partiu.
Estava um dia maravilhoso para caminhar, com sol e temperatura amena.
A primeira parte do trilho, sempre a descer, foi feita com alguma facilidade até ao Vale de Abraão, junto ao rio Douro, onde se fez uma paragem para descansar e comer, de forma a ganhar alento para fazer a brutal subida de regresso.
A ascensão fez-se lentamente, quer para apreciar a paisagem, quer para manter o grupo unido. Pelo caminho, ainda houve oportunidade de visitar a adega de uma quinta, onde o grupo era aguardado.
Pelas 11h:45, a caminhada estava concluída.
Os nossos agradecimentos a toda a população de Samodães, pelo acolhimento.
Este foi mais um evento realizado pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

FOTOS
 
 
 
TOPO
 

 

 

ROTA DA CASTANHA

 

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego realizou, no domingo, dia 6 de novembro, a Rota da Castanha.
Assim, num dia que amanheceu com chuva miudinha, mais de vinte caminheiros partiram, pelas 8h:30, da sede do Clube, no Complexo Desportivo de Lamego, preparados para trilhar cerca de 16 quilómetros de caminhos da freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei, pelas povoações de Arneirós, Juvandes e Póvoa.


O grupo foi avançando no terreno, num ritmo elevado (mais de 4 km/h), vencendo as tremendas subidas que levaram os caminheiros, depois de passarem por Juvandes, ao parque de merendas, junto à A24, com vista para a Serra de Santa Helena. Nesse local, estava um “piquete” da organização com umas deliciosas castanhas assadas, quentinhas, que acompanhadas com jeropiga, como manda a tradição, fizeram as delícias dos caminheiros. Este gesto só foi possível devido ao patrocínio da Douroguest – Alojamento Local, a quem desde já agradecemos.


Iniciado o regresso e desejosos de cumprir o horário de chegada, os caminheiros embrenharam-se no trilho e, antes das 13h:00, chegaram ao Complexo Desportivo de Lamego.


Este foi mais um evento da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Ourivesaria Ramos; Douroguest – alojamento local; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei.

Rui Ramos

 
VEJA AQUI AS FOTOS DA CAMINHADA
 
TOPO