ACTIVIDADES DE PEDESTRIANISMO EM 2019
 
 
 
ROTA DO ENTRUDO - 03 março 2019

 

No domingo, dia 03 de março, pelas 9h:15, junto ao coreto da Vila de Lazarim – Lamego, cerca de uma centena de caminheiros oriundos de Lamego, concelhos vizinhos e de zonas mais longínquas do país, como Lisboa, Aveiro e Porto, iniciavam a marcha para cumprir os cerca de 8 km da Rota do Entrudo – Máscaras de Lazarim, com passagem por Parafita, Mazes e regresso a Lazarim.
O dia estava enxuto, com algumas abertas e temperatura média de 11 graus, ideal para esta prática. Após um breve “briefing” por parte da organização, o grupo iniciou a longa subida que os levou à localidade de Parafita, fazendo aí uma breve paragem para reunir os caminheiros e recuperar o fôlego. Pelas 10h:30, junto à ribeira de Mazes, nova pausa, mas desta vez para comer o que transportavam nas mochilas e, antes de prosseguir a marcha, registar o momento com uma foto de grupo.


Já em Mazes, os caminheiros visitaram os cafés locais e conviveram com a população. De referir a participação, nesta caminhada, de um grupo de reconhecimento de um operador turístico nacional, com vista a promover os trilhos, a gastronomia e o comércio do concelho de Lamego, no mercado europeu.


Pelas 12h:30, os pedestrianistas chegavam ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (C.I.M.I.), em Lazarim, onde foram muito bem recebidos pela senhora diretora, arq. Tânia Borges. De seguida, após uma apresentação no auditório, iniciaram a visita a três exposições - “Viagem pelo Mundo da Máscara Ibérica”; Exposição “Lazarim, povoados, tradições e as suas gentes” e a exposição “Entrudo de Lazarim”.


Segundo o C.I.M.I., a exposição - “Viagem pelo Mundo da Máscara Ibérica” é composta por cerca de duzentas fotografias de festividades da Península Ibérica, da autoria da fotógrafa Mercedes Vásquez Saavedra, e também por vários trajes e máscaras representativos de algumas destas festividades.
A exposição fotográfica “Lazarim, povoados, tradições e as suas gentes” resultou do raide fotográfico promovido pelo C.I.M.I. e os trabalhos expostos são da autoria dos fotógrafos profissionais e amadores que participaram nesta iniciativa. As fotografias retratam o quotidiano das gentes de Lazarim, o património construído e o património cultural imaterial desta Vila.
Por fim, a exposição “Entrudo de Lazarim” é composta por diferentes trajes e máscaras dos Caretos de Lazarim e trajes tradicionais de Lazarim, usados no Desfile de Domingo de Entrudo.


Após a visita, os caminheiros despediram-se, mas muitos ficaram na Vila para assistir ao prometedor cortejo alegórico com a participação dos caretos de Lazarim e de outros Caretos convidados.


Este evento foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego,  em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego;  Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Farmácia Senhora dos Remédios –Lamego; CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim.

Rui Ramos

 
FOTOS DO EVENTO
 
 
TOPO
 

 

 

ROTA DE SANTIAGO no concelho de Lamego

Pelas 8h:00 da manhã de sábado, dia 4 de maio de 2019, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego encheu-se de caminheiros/peregrinos dispostos a percorrer os cerca de 30 km do Caminho de Santiago do Interior, no concelho de Lamego.
Enquanto eram distribuídas t-shirts patrocinadas pela douroguest e Multiopticas-Lamego, o Professor Ricardo Batista, da Câmara M. Lamego, carimbava as Credenciais de Santiago. De seguida, a organização passou a informação necessária ao bom desenrolar do evento.


Pelas 8h:45, hora prevista, os pedestrianistas partiram de autocarro para Bigorne, iniciando aí a marcha em direção a Magueija, onde chegaram por volta das 10h:45, sendo recebidos pelos cânticos do grupo coral da Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo de Magueija (A.D.S.C.D.M.) e pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca, Sr. Gilberto.


A alegria, simpatia e boa disposição juntaram-se em Magueija, à volta de mesas repletas de magníficas iguarias que deliciaram todos os presentes. O Sr. Gilberto fez as honras da Freguesia, agradecendo aos caminheiros a promoção dos Caminhos de Santiago. Após o repasto e a colocação dos carimbos da Junta e da A.D.S.C.D.M. nas credenciais dos peregrinos, o grupo despediu-se com a degustação de um inolvidável vinho do Porto velho.    


Os caminheiros voltaram, então, ao trilho e, palmilhando terreno, foram deixando Matança, Matancinha, Sucres, Penude e Arneirós para trás, conseguindo chegar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios às 13h:45. Ali, repousaram e almoçaram. Estavam percorridos cerca de 19 km.


Por volta das 14h:45, o grupo partiu para a última etapa, mais 10km, em direção à Praça do Comércio, em Lamego, local onde está colocado um marco do Caminho Português Interior de Santiago e ponto de inclusão dos caminheiros que se inscreveram apenas para o trajeto da tarde. Aí chegados e reagrupados, seguiram em direção à ponte pedonal da Régua. Este percurso passa por Souto Côvo, Sande, Central do Varosa e ponte de alvenaria sobre o rio Varosa.


Pelas 18h:00, os caminheiros passaram a ponte pedonal de Lamego/Régua, sobre o Rio Douro e, após um breve descanso no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, regressaram a Lamego no autocarro gentilmente disponibilizado pela Transdev, a quem a organização agradece a colaboração.


Durante a viagem de volta, os participantes fizeram uma avaliação positiva do evento, não deixando de referir a fabulosa receção de que foram alvo, em Magueija.


Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e apoio de: douroguest – alojamento local; Multiopticas – Lamego; transdev;  Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Espaço Jacobeus; Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal; Revista OPraticante; Associação D.S.C.D – Magueija; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego, a quem endereçamos os nossos agradecimentos pela excelente colaboração prestada.

Rui Ramos

Fotos

 

PATROCÍNIOS

t-Shirt, patrocinada pelos nossos parceiros,

DG – douroguest.pt

Multiopticas – Lamego, Régua e Albergaria-a-Velha.

 

 

Autocarro patrocinado por:

 
TOPO
 

 

Rota das Vindimas 2019

 

No domingo, dia 15 de setembro, pelas das 9h:15 da manhã, iniciava-se a Rota das Vindimas, organizada pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego. O numeroso grupo, que se juntou em Samodães – Lamego, para percorrer os cerca de 7 km de um dos mais belos percursos pedestres do município de Lamego, estava ansioso por dar início à marcha e partiu à voz da organização, após uma breve comunicação e uma foto de grupo.


O dia apresentou-se com um Sol “envergonhado”, mas com temperatura elevada.
A primeira parte do trilho, sempre a descer, foi feita com alguma facilidade, até ao Vale de Abraão, junto ao rio Douro, onde retiramos as mochilas das costas e saciamos os estômagos com a merenda que transportávamos. O calor já apertava e a pausa foi muito apreciada por todos para descansar e recuperar forças para a segunda parte do trajeto, sempre a subir, em direção ao local de partida.


A ascensão fez-se lentamente, quer para apreciar a paisagem, quer para estimular aqueles que evidenciavam mais dificuldade, com palavras de incentivo e de ânimo. Pelo caminho, ainda houve oportunidade de visitar o café local e conversar com a população, enquanto consumíamos umas apetecidas bebidas frescas.  
Pelas 11h:45, a caminhada estava concluída.

 


Os nossos agradecimentos a toda a população de Samodães, pelo acolhimento, especialmente à Sraª Dona Alzira, presidente da Junta de Freguesia, pela amabilidade com que nos recebeu.


Este foi mais um evento realizado pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Inovterra; IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude; Grupo Caminhar – Facebook; Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Farmácia Senhora dos Remédios – Lamego; Junta da Freguesia de Samodães e Câmara Municipal de Lamego.

 

Rui Ramos

 

FOTOS
 
 
TOPO
 

Rota da Castanha 2019

 

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego realizou no domingo, dia 20 de outubro, o último evento do seu programa para este ano, a Rota da Castanha. Assim, um grupo de caminheiros partiu, pelas 8h:50, da sede, no Complexo Desportivo de Lamego, para trilhar 16 quilómetros de caminhos da freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei, pelas povoações de Arneirós, Juvandes e Póvoa, onde, nesta época do ano, os soutos mostram o seu fruto.


Depois de umas breves recomendações por parte da organização, iniciaram a marcha. Pelo caminho, foram encontrando castanheiros carregados de ouriços e provando as castanhas caídas. Por volta das 11h:00, depois de passarem por Juvandes, pararam no parque de merendas, junto à A24, com vista para a Serra de Santa Helena, para merendar e fazer uma foto de grupo para memória futura.


O regresso fez-se em bom ritmo e, por volta da 13h:00, chegava-se ao Complexo Desportivo de Lamego, cansados mas satisfeitos pela manhã bem passada.


Se gosta de caminhar, não deixe de participar na Rota do Castanheiro no dia 10 de novembro, com organização da Associação Desportiva de Avões.


Este foi mais um evento da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante”; Farmácia Senhora dos Remédios –Lamego; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Vila Nova de Souto D’el Rei.

 

Rui Ramos

 
 
 
 
 
TOPO
 

 

Passeio aos Passadiços do Paiva - 13 de outubro 2019
Fotos

 

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego promoveu e realizou, no dia 13 de outubro, um passeio aos passadiços do Paiva.


Eramos um grupo de vinte e quatro caminheiros que viajou de autocarro até uma das entradas dos passadiços, na praia fluvial do Areinho, onde fomos “presenteados” com a chuva que havia de nos acompanhar durante todo o percurso! Mas a paisagem era tão bela que nos fez esquecer as dificuldades do tempo e da subida inicial de uma escadaria de cerca de 400 metros. Assim, foi com agrado que fomos avançando no terreno, cruzando-nos com outros caminheiros, portugueses e estrangeiros, e até com um rebanho de cabras sem pastor!


No final, mudamos a roupa encharcada no balneário existente na saída de Espiunca e apanhamos o autocarro que nos levou a um restaurante em Alvarenga, onde nos deliciamos com a especialidade daquela região, o bife de vaca arouquesa.


Após os estômagos aconchegados, encetamos a viagem de regresso, ficando registado nas nossas memórias um dia para mais tarde recordar.


 Se gosta de caminhar, junte-se a nós já no dia 20 de outubro, na Rota da Castanha, com início pelas 8h:30, para trilhar um percurso em Vila Nova de Souto D’el Rei, Arneirós, Juvandes e Póvoa, num total de 16 km. Veja o programa em www.tenisclubelamego.com e inscreva-se na ficha eletrónica.

 

Rui Ramos

 

VEJA TODAS AS FOTOS

 

TOPO