P e d e s t r i a n i s m o

     
C o n s u l t e

P E R C U R S O S
R E A L I Z A D O S    

         
       
     
 
       
     
 
       
     
 
       
     
 
       
 

       
     
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 

Responsabilidade dos Participantes

 

Adquira a sua Licença Desportiva de Montanheiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Percursos Pedestres do Município de Lamego
 

 

ASSOCIAÇÃO ESPAÇO JACOVEUS - OBTENHA AQUI A SUA CREDENCIAL DE SANTIAGO

 

Pr1
Pr3
Pr4
Pr5
Pr6
Desdobravel pr1
Desdobravel pr2
Desdobravel pr3
Desdobravel pr4
Desdobravel pr5
Desdobravel pr6
 
 
 
 
 
 
Calendário de Percursos Pedestres 2019
Dia
Mês

Designação do Percurso
Duração
Tipo

 

03

 

04

 

15

 

março

 

maio

 

setembro

 

Rota do Entrudo

 

GR Rota de Santiago no Concelho de Lamego

 

Rota das Vindimas

 

Um Manhã

 

Todo o Dia

 

Uma Manhã

 

Pequena Rota

 

Grande Rota

 

Pequena Rota


A Organização reserva o direito de alterar este calendário, sempre que tal seja necessário ou conveniente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ROTA DO ENTRUDO - 03 março 2019

 

No domingo, dia 03 de março, pelas 9h:15, junto ao coreto da Vila de Lazarim – Lamego, cerca de uma centena de caminheiros oriundos de Lamego, concelhos vizinhos e de zonas mais longínquas do país, como Lisboa, Aveiro e Porto, iniciavam a marcha para cumprir os cerca de 8 km da Rota do Entrudo – Máscaras de Lazarim, com passagem por Parafita, Mazes e regresso a Lazarim.
O dia estava enxuto, com algumas abertas e temperatura média de 11 graus, ideal para esta prática. Após um breve “briefing” por parte da organização, o grupo iniciou a longa subida que os levou à localidade de Parafita, fazendo aí uma breve paragem para reunir os caminheiros e recuperar o fôlego. Pelas 10h:30, junto à ribeira de Mazes, nova pausa, mas desta vez para comer o que transportavam nas mochilas e, antes de prosseguir a marcha, registar o momento com uma foto de grupo.


Já em Mazes, os caminheiros visitaram os cafés locais e conviveram com a população. De referir a participação, nesta caminhada, de um grupo de reconhecimento de um operador turístico nacional, com vista a promover os trilhos, a gastronomia e o comércio do concelho de Lamego, no mercado europeu.


Pelas 12h:30, os pedestrianistas chegavam ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (C.I.M.I.), em Lazarim, onde foram muito bem recebidos pela senhora diretora, arq. Tânia Borges. De seguida, após uma apresentação no auditório, iniciaram a visita a três exposições - “Viagem pelo Mundo da Máscara Ibérica”; Exposição “Lazarim, povoados, tradições e as suas gentes” e a exposição “Entrudo de Lazarim”.


Segundo o C.I.M.I., a exposição - “Viagem pelo Mundo da Máscara Ibérica” é composta por cerca de duzentas fotografias de festividades da Península Ibérica, da autoria da fotógrafa Mercedes Vásquez Saavedra, e também por vários trajes e máscaras representativos de algumas destas festividades.
A exposição fotográfica “Lazarim, povoados, tradições e as suas gentes” resultou do raide fotográfico promovido pelo C.I.M.I. e os trabalhos expostos são da autoria dos fotógrafos profissionais e amadores que participaram nesta iniciativa. As fotografias retratam o quotidiano das gentes de Lazarim, o património construído e o património cultural imaterial desta Vila.
Por fim, a exposição “Entrudo de Lazarim” é composta por diferentes trajes e máscaras dos Caretos de Lazarim e trajes tradicionais de Lazarim, usados no Desfile de Domingo de Entrudo.


Após a visita, os caminheiros despediram-se, mas muitos ficaram na Vila para assistir ao prometedor cortejo alegórico com a participação dos caretos de Lazarim e de outros Caretos convidados.


Este evento foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego,  em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego;  Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Farmácia Senhora dos Remédios –Lamego; CIMI – Centro Interpretativo da Máscara Ibérica; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim.

Rui Ramos

 
FOTOS DO EVENTO
 
 
TOPO
 

 

 

ROTA DE SANTIAGO no concelho de Lamego

Pelas 8h:00 da manhã de sábado, dia 4 de maio de 2019, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego encheu-se de caminheiros/peregrinos dispostos a percorrer os cerca de 30 km do Caminho de Santiago do Interior, no concelho de Lamego.
Enquanto eram distribuídas t-shirts patrocinadas pela douroguest e Multiopticas-Lamego, o Professor Ricardo Batista, da Câmara M. Lamego, carimbava as Credenciais de Santiago. De seguida, a organização passou a informação necessária ao bom desenrolar do evento.


Pelas 8h:45, hora prevista, os pedestrianistas partiram de autocarro para Bigorne, iniciando aí a marcha em direção a Magueija, onde chegaram por volta das 10h:45, sendo recebidos pelos cânticos do grupo coral da Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo de Magueija (A.D.S.C.D.M.) e pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca, Sr. Gilberto.


A alegria, simpatia e boa disposição juntaram-se em Magueija, à volta de mesas repletas de magníficas iguarias que deliciaram todos os presentes. O Sr. Gilberto fez as honras da Freguesia, agradecendo aos caminheiros a promoção dos Caminhos de Santiago. Após o repasto e a colocação dos carimbos da Junta e da A.D.S.C.D.M. nas credenciais dos peregrinos, o grupo despediu-se com a degustação de um inolvidável vinho do Porto velho.    


Os caminheiros voltaram, então, ao trilho e, palmilhando terreno, foram deixando Matança, Matancinha, Sucres, Penude e Arneirós para trás, conseguindo chegar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios às 13h:45. Ali, repousaram e almoçaram. Estavam percorridos cerca de 19 km.


Por volta das 14h:45, o grupo partiu para a última etapa, mais 10km, em direção à Praça do Comércio, em Lamego, local onde está colocado um marco do Caminho Português Interior de Santiago e ponto de inclusão dos caminheiros que se inscreveram apenas para o trajeto da tarde. Aí chegados e reagrupados, seguiram em direção à ponte pedonal da Régua. Este percurso passa por Souto Côvo, Sande, Central do Varosa e ponte de alvenaria sobre o rio Varosa.


Pelas 18h:00, os caminheiros passaram a ponte pedonal de Lamego/Régua, sobre o Rio Douro e, após um breve descanso no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, regressaram a Lamego no autocarro gentilmente disponibilizado pela Transdev, a quem a organização agradece a colaboração.


Durante a viagem de volta, os participantes fizeram uma avaliação positiva do evento, não deixando de referir a fabulosa receção de que foram alvo, em Magueija.


Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e apoio de: douroguest – alojamento local; Multiopticas – Lamego; transdev;  Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Espaço Jacobeus; Inovterra; Instituto Português do Desporto e Juventude; Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal; Revista OPraticante; Associação D.S.C.D – Magueija; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego, a quem endereçamos os nossos agradecimentos pela excelente colaboração prestada.

Rui Ramos

Fotos

 

PATROCÍNIOS

t-Shirt, patrocinada pelos nossos parceiros,

DG – douroguest.pt

Multiopticas – Lamego, Régua e Albergaria-a-Velha.

 

 

Autocarro patrocinado por:

 
TOPO