No domingo, dia 7 de fevereiro, pelas 9h:15, junto ao coreto da Vila de Lazarim – Lamego, cerca de duas dezenas de caminheiros oriundos de várias localidades do país iniciavam a marcha para cumprir os cerca de 9 km da Rota do Entrudo – Máscaras de Lazarim, com passagem por Parafita, Mazes e regresso a Lazarim.
A previsão de frio e chuva afastou inúmeros pedestrianistas que tinham manifestado vontade em participar neste evento, no entanto os aguaceiros não se fizeram sentir, apesar do aspeto ameaçador do céu.
O grupo de corajosos caminheiros iniciou, então, a subida em direção à localidade de Parafita, com os trilhos aqui e acolá transformados em autênticas linhas de água, obrigando a alguma “ginástica” para os ultrapassar. Mais à frente, junto à ribeira de Mazes, sobre a ponte, o grupo posou para a fotografia, depois de aconchegar os estômagos e recuperar forças. Retomamos, de seguida, o caminho para Mazes, onde chegamos pelas 12h00, aproveitando para fazer uma breve paragem técnica destinada a recuperar energia para o regresso.
Já em Lazarim, onde chegamos pelas 12h:30, fomos recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Adérito Vaz, no recém inaugurado Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (C.I.M.I.) onde nos presenteou com uma mesa recheada com algumas iguarias regionais. De seguida, iniciamos uma visita guiada ao Museu onde pudemos apreciar máscaras ligadas às tradições de Carnaval (Entrudo), não só de Lazarim, mas também oriundas outras regiões da Península Ibérica - algumas regiões de Portugal - como Lamego, Sobrado (Valongo), Mira, Vale de Ílhavo, Miranda do Douro, Mogadouro, Vinhais, Góis, Bragança, Macedo de Cavaleiros, entre outras - e de Espanha - Astúrias, Cantábria, Galiza, Extremadura, León e Zamora.
O museu encantou todos os caminheiros, pois a guia explicou com todo o pormenor a origem e tradição carnavalesca das localidades representadas pelas várias máscaras e trajes presentes.
No final, despedimo-nos do C.I.M.I. com uma salva de palmas pelo esforço despendido pelas pessoas que colaboram de forma voluntária com a Progestur – entidade responsável pela recolha do material exposto e sua gestão – para que tudo estivesse pronto a tempo e horas.
Após a visita, os caminheiros despediram-se com encontro marcado para a próxima caminhada, agendada para o dia 6 de março, “Trilhos de Ferreiros”- organização da Amigos de Ferreiros A.C.D. Toda a informação de que necessita para participar neste evento estará disponível, brevemente, em www.tenisclubelamego.com, onde poderá ver também as fotos da Rota do Entrudo.
Este evento foi mais uma organização da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D; Revista – “O Praticante” ; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim a quem esta organização agradece o carinho com que nos recebeu.
Rui Ramos |
A Rota de Santiago no concelho de Lamego, pré iniciou-se pelas 8h:00 da manhã, do sábado, dia 21 de maio de 2016, com os caminheiros a serem recebidos no Salão Nobre da C. M. Lamego, onde adquiriram e carimbaram as credenciais de Santiago, fornecidas pela Associação Espaço Jacobeus de Lamego. Ao mesmo tempo, com a Drª Augusta, da farmácia Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, efetuaram um teste de glicémia para despiste da Diabetes, recebendo uma t-shirt.
De seguida, após um breve briefing da organização, partiram em autocarro para Bigorne, local combinado para a partida dos caminheiros/peregrinos, prontos para percorrer os 29 km da Rota de Santiago no Concelho de Lamego, iniciando aí a marcha, em direção a Magueija.
O dia estava nebulado e a manhã fresca - o clima ideal para se caminhar!
Pelas 11h:00, o grupo foi recebido em Magueija, pela Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo de Magueija (A.D.S.C.D.M.) e pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca, Sr. Gilberto. Vestidos com o traje popular de Magueija, ofereceram bebidas frescas e iguarias da região aos caminheiros. O nosso agradecimento por esta receção, que já se tornou uma tradição.
Depois de Penude e Arneirós, por volta das 13h:45, pararam junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde todos puderam descansar e almoçar.
Cerca das 14h:30, o grupo partiu para a última etapa, em direção ao lugar do Torrão, junto à ponte pedonal da Régua.
Souto Côvo, Sande, Central do Varosa ficaram para trás com a passagem pela ponte de alvenaria do Varosa, a ser o momento mais apreciado. Esta obra foi construída para a linha de comboio para Lamego mas, como é sabido, nunca teve utilidade, sendo agora um trilho pedonal de terra batida de rara beleza natural e paisagística.
Cerca das 17h:45, o autocarro da organização recolhia os participantes, junto ao Rio Douro, para o regresso a Lamego.
Ainda houve lugar, pelas 19h:00, à celebração da Missa do Peregrino de Santiago, na Igreja de Santa Maria Maior de Almacave.
Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Associação D.S.C.D – Magueija; Inovterra; Revista OPraticante; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego, a quem endereçamos os nossos agradecimentos por ter assegurado o transporte dos participantes.
Se gosta de caminhar, participe nos seguintes eventos:
- Domingo, 6 de junho, no percurso “Varandas do Douro”, na Freguesia de Ferreiros, com partida agendada para as 9h:15, no Largo do Coreto e organização dos Amigos de Ferreiros - A.C.D..
Rui Ramos
 |