P e d e s t r i a n i s m o

           
         

 
 

 

 

 

 

Percursos Pedestres 2015
Dia
Mês
Designação do Percurso
Duração
Tipo

11

15

08

26

23

20

30

20

25

29

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Rota dos Reis

Rota do Entrudo

Rota das Aldeias Perdidas

Rota dos Moinhos

GR Rota de Santiago no Concelho de Lamego

Grande Rota do Douro-Sul

Rota dos Remédios

Rota das Vindimas

Rota da Castanha (anulado)

Rota de Inverno

Uma Manhã

Um Manhã

Uma Manhã

Uma manhã

Todo o Dia

Todo o Dia

Uma Manhã

Uma Manhã

Uma Manhã

Uma Manhã

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Grande Rota

Grande Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota

Pequena Rota


A Organização reserva o direito de alterar este calendário, sempre que tal seja necessário ou conveniente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calendário Geral das Caminhadas previstas para 2015, em Lamego, por várias Associações e Clubes

 

Clique para Copiar pdf
 

 

Topo

Rota dos Reis - 11 janeiro 2015

 

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego completa, este ano, dez anos de existência. Ao longo desta década, movimentamos centenas de caminheiros, oriundos de várias localidades do país, com regularidade mensal, ao mesmo tempo em que promovíamos fantásticos trilhos do nosso concelho, espalhados pelas suas freguesias. Grande parte desses percursos foram marcados pelos nossos caminheiros, mas seis deles são trilhos municipais, como é o caso da Rota dos Reis (Trilho da Meadas), o primeiro de dez percursos pedestres previstos no nosso calendário para o corrente ano, que teve lugar no domingo, dia 11 de janeiro.


A partida e a chegada tiveram lugar junto ao Pavilhão Álvaro Magalhães, em Lamego.
Pelas 8h:45, com nevoeiro e um frio intenso, o guia Artur Simal conduziu os participantes rumo à Serra das Meadas, via Medelo, onde encararam uma tremenda subida até à serra.


Cerca das 12h15, o grupo estava de regresso a Lamego, meia hora mais cedo que o previsto pois, devido às baixas temperaturas que se faziam sentir, só se realizou uma rápida paragem para comer e assim evitou-se que se arrefecesse o corpo.
O trajeto foi o seguinte - Lamego, Medelo, Penude de Baixo, Senhora da Serra, Aldeia de S. João e de novo Lamego, totalizando cerca de 11,7 km.


Este evento foi organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D; Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de Lamego.
Se gosta de caminhar na natureza, não deixe de participar, no dia 15 de fevereiro, na “Rota do Entrudo”, na vila de Lazarim, localidade famosa pelo seu Carnaval.

Rui Ramos

 
Fotos do Caminheiro Carlos Jesus
 
Mapa Dinâmico do Percurso

 

 

 

 
 
 
 

Topo

 

Rota do Entrudo 2015

 

A Rota do Entrudo, em Lazarim, captou a atenção de inúmeros caminheiros, oriundos de várias localidades do país. Por essa razão, alinharam à partida, junto ao coreto de Lazarim, dezenas de pedestrianistas.


No início, a chuva fez-se sentir, mas ao longo do percurso praticamente desapareceu. Assim, levados pelos caminheiros Hélder Silva e Hélder Fontinha, o grupo subiu até à localidade de Parafita, fazendo mais à frente, junto à ribeira de Mases, uma paragem para um breve descanso e rumando, de seguida, até a aldeia com o mesmo nome, onde o afável povo os acolheu, trocando saudações.


Já em Lazarim, onde chegaram pelas 12h:00, os caminheiros foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Adérito Vaz, que os presenteou com uma mesa recheada com algumas iguarias regionais. Esta vila possui um dos mais típicos e genuínos entrudos de Portugal, famoso pelas máscaras de madeira esculpidas por hábeis artesãos, com as quais dissimulam o rosto, visando alimentar a rivalidade entre os sexos, associando-lhe também alguma crítica social.


De regresso às suas viaturas, os caminheiros despediram-se com encontro marcado para as próximas caminhadas agendadas, a saber:
1 de março – Trilhos de Ferreiros, organização da Associação C. D. Amigos de Ferreiros
8 de março – Rota das Aldeias Perdidas – organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego – inclui passagem pela nascente do rio Varosa. Toda a informação de que necessita para participar neste evento estará disponível, brevemente, nesta página, onde poderá também ver as fotos da Rota do Entrudo, tiradas pelo caminheiro Hélder Fontinha.


Este foi mais um evento da secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Ginásio House Of Fitness; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local; Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim.
Rui Ramos

 
 
Fotos desta atividade
Mapa do Percurso
 

Topo

 

 

Rota das Aldeias Perdidas

 

No domingo, dia 8 março, pelas 9:10 horas, junto às piscinas fluviais de Várzea da Serra, hora e local previsto pela organização para a partida da Rota das Aldeias Perdidas, um numeroso grupo de pedestrianistas iniciou a marcha, desejoso de conhecer a nascente do Rio Varosa e Anta de Mazes, a mítica aldeia desabitada, com casas de granito e telhados de colmo. O dia estava maravilhoso, solarengo e com temperatura amena, de autêntica primavera, excelente para caminhar.


Não demoramos a encontrar a nascente do Varosa - o local está assinalado com um marco onde se pode ler “Nascente do Varosa”, um grande terreno alagado de água e coberto de vegetação rasteira. Recolhidas as devidas fotos do local, avançamos por uma “floresta” de gigantescos aerogeradores de aço – o parque eólico – servido por largos estradões de terra batida.


Pelas 11h:30h, alcançávamos a aldeia da Anta de Mazes, povoado desabitado há muitas décadas e dono de um silêncio enigmático, onde paramos para descansar, fotografar, comer e conviver, pois o grupo era constituído por caminheiros de várias localidades, entre eles, o simpático grupo de caminheiros do Alto Douro. Antes de reiniciar a marcha, foi feita a “Foto de Família”, com o grupo todo, e outra foto só das mulheres caminheiras, pois comemorava-se o Dia Mundial da Mulher. 
O regresso a Várzea da Serra fez-se por um estradão de terra batida, de onde se avistam os povoados de Meijinhos, Melcões e, no sentido oposto, o aterro sanitário de Bigorne.


Pelas 13:00h, entramos em Várzea da Serra e, mais à frente, junto às nossas viaturas, dávamos por terminado o percurso. Os dados recolhidos pelo nosso GPS registaram catorze mil, quinhentos e três metros, percorridos em quatro horas e vinte minutos, numa altitude compreendida entre os 853 e os 1057 metros.


Na despedida, ficou a promessa de reencontro nas próximas caminhadas agendadas, a saber:
Dia 29 de março – Rota das Cerejeiras em Flor – em Ferreiros/Lamego, organização dos A. C. D. Amigos de Ferreiros.
Dia 26 de Abril – Rota dos Moinhos – Organização da Secção de Pedestrianismo do T. C. Lamego.


Este evento foi organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Amigos de Ferreiros A.C.D; Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 
Fotos da Caminhada
 
 
Mapa dinamico do Percurso
 

Topo

 

 

Rota das Aldeias Perdidas 2015

 

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego levou a efeito, no domingo, dia 26 de abril, a Rota dos Moinhos.
A partida fez-se na típica aldeia de Mazes, pelas 9h:00. O dia apresentou-se chuvoso, afastando muitos caminheiros que já tinham dado como certa a sua participação. Mas um verdadeiro caminheiro não se intimida com uma chuva “molha tolos” e o grupo participante foi brindado com uma trégua de São Pedro, durante mais de metade da Rota.


Antes das primeiras pingas, todos se deliciaram com os moinhos de água que puderam ver junto ao rio, típicas construções outrora eram imprescindíveis à vida de Mazes. A serra irradiava beleza, coberta de flores silvestres, próprias da época primaveril.


A paragem para breve descanso e merendar fez-se, como previsto, na aldeia abandonada de Anta de Mazes, a famosa aldeia desabitada, com casas de pedras de granito e telhados de colmo, a que ninguém fica indiferente.


Pelo meio-dia, depois de trilhados cerca de sete mil metros, os pedestrianistas regressaram às viaturas descendo, então, o rústico povoado de Mazes, cumprimentado amavelmente o povo espantado com o grupo.


Na despedida, os participantes expressaram a sua satisfação pela manhã bem passada em harmonia com a Natureza, manifestando o desejo de participar em mais eventos como este, nomeadamente na próxima caminhada do calendário da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, a saber – Rota de Santiago no Concelho de Lamego, durante todo o dia de 23 maio. Mais informações, brevemente disponíveis aqui.


 Este foi mais um evento que teve a colaboração de: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Inovterra - Associação para o Desenvolvimento local e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 
Fotos do Caminheiro JORGE BARRETO
 
Mapa do Percurso
 
Altimetria e Temporização
 

Topo

 

 

ROTA DE SANTIAGO no CONCELHO DE LAMEGO


Os 29 km da Rota de Santiago no Concelho de Lamego são parte integrante do Caminho Português Interior de Santiago, que liga Viseu a Chaves. Habitualmente, este percurso é feito em dois dias mas, este ano e pela primeira vez, propusemos fazê-lo num único dia. Assim, o Caminho foi percorrido na manhã de sábado, dia 23 de maio, e na tarde do mesmo dia. De manhã, os caminheiros fizeram a parte sul – começo em Bigorne e paragem para almoço no parque de Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. De tarde, percorreram o Caminho norte do nosso concelho, com início em Lamego – Santuário - e final no Lugar do Torrão (Junto à ponte pedonal Lamego-Régua).


Pelas 8h:00 da manhã, os caminheiros foram recebidos pela Srª Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Drª Andrea Santiago, no Salão Nobre da C. M. Lamego, onde adquiriram e carimbaram as credenciais de Santiago, fornecidas pela Associação Espaço Jacobeus de Lamego. De seguida, partiram em autocarro para Bigorne, local combinado para a partida dos caminheiros/peregrinos, iniciando aí a marcha, em direção a Magueija.


O dia estava solarengo, mas a manhã apresentou-se fresca - o clima ideal para se caminhar!


Pelas 11h:00, e já em Magueija, o grupo foi brindado com uma simpática receção organizada pela Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo de Magueija (A.D.S.C.D.M.) e pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca Sr. Gilberto. Elementos vestidos com o traje popular de Magueija ofereceram bebidas frescas e iguarias da região aos caminheiros. O nosso agradecimento por esta receção, que já vem sendo tradição, não esquecendo o apoio incondicional do Sr. Vítor Oliveira da (A.D.S.C.D.M.) e do Sr. Gilberto.


Já depois de Penude, o grupo dirigiu-se para Arneirós e, por volta das 13h:45, parou junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde todos puderam descansar e almoçar.


Depois desta paragem, alguns caminheiros deram por terminada a sua peregrinação, mas outros se juntaram para palmilharem unicamente a segunda parte. Assim, cerca das 14h:30, o grupo partiu para a última etapa em direção ao lugar do Torrão, junto à ponte pedonal da Régua.


O troço mais comentado foi o da passagem pela ponte de alvenaria do Varosa, ponte construída para a linha de comboio para Lamego e que, como é sabido, nunca teve utilidade, sendo agora um trilho pedonal de terra batida de rara beleza.
Cerca das 17h:30, o autocarro da organização recolhia os participantes, junto ao Rio Douro, para o regresso a Lamego.
Ainda houve lugar, pelas 19h:00, à celebração da Missa do Peregrino de Santiago, na Igreja de Santa Maria Maior de Almacave.


Por último, um louvor aos caminheiros que colaboraram com a Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego nesta caminhada: Artur Simal; Helder Silva e José António Rodrigues.


Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Cursilhos de Cristandade de Lamego e apoio de: Grupo Caminhar – Facebook; Espaço Jacobeus; Associação D.S.C.D – Magueija; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego, a quem endereçamos os nossos agradecimentos por ter assegurado o transporte dos participantes.


Se gosta de caminhar participe nos seguintes eventos:
- Domingo, 7 de junho, no percurso “Varandas do Douro”, na Freguesia de Ferreiros, com partida agendada para as 9h:15 no Largo do Coreto e organização dos Amigos de Ferreiros.
- Sábado, dia 20 de junho, Grande Rota Douro-Sul, cerca de 32 km, com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, programa brevemente disponível em www,tenisclubelamego.com.


Rui Ramos

 
 
Fotos de Rui Ramos e Helder Silva
 

 
 
 

Topo

 

 

GRANDE ROTA DOURO SUL 2015

 

O percurso da Grande (GR) Rota Douro-Sul deste ano, com cerca de 32 Km em plena serra do Montemuro, exigiu uma cuidada preparação por parte dos caminheiros Helder Silva, José Rodrigues, Artur Simal e Carlos Silva, não só devido à sua extensão, como também devido às temperaturas previstas para o fim de semana. A enorme satisfação manifestada pelos participantes constituiu uma agradável forma de compensação pelo trabalho tido por este grupo.


Com partida e chegada do lugar de Reconcos - Lamego, junto a Estrada Nacional 2, o grupo que aderiu ao evento foi pequeno, apenas uma dúzia de caminheiros, no entanto, esta GR não estava ao alcance físico de qualquer pessoa – 32 Km e temperaturas acima de 30 graus, constituíam severos obstáculos para caminheiros menos preparados. Consciente desta situação, a organização acompanhou atentamente a progressão no terreno, com uma carrinha de apoio.


Assim, pelas 8h:00 de sábado, dia 20 de junho, o grupo partiu do local indicado, em direção a Fazamões, onde fez a primeira paragem para tomar o pequeno-almoço. Esta aldeia fica situada na parte superior do vale de Paus, na margem direita do Rio Bestança. De seguida, dirigiram-se para Felgueiras, onde chegaram às 12h:30, parando para almoçar e recuperar forças para enfrentar a dura subida que os levaria a S. Cristóvão. Nesta localidade existe uma capela onde se venera São Cristóvão, representado por uma estátua esculpida em granito, provavelmente tão antiga quanto a feira anual que se realiza em sua honra no dia 25 de Julho. O local deixou os participantes maravilhados, pois a paisagem era deslumbrante e as máquinas fotográficas não pararam de disparar.


Pelas 18h:00 os caminheiros chegavam a Reconcos, depois de terem passado por Feirão, Cutelo e Peixeninho, admirando a serra composta na sua maioria por giestas, urzes e carqueja, embora salpicada aqui e ali por pinheiros bravos.
Resta-nos agradecer aos participantes, nomeadamente aos grupos de Vila Real e Lamego, aos membros do Staff do Ténis Clube de Lamego composto pelos supracitados caminheiros e ainda ao Fernando Oliveira que apoiou os caminheiros conduzindo a carrinha de assistência.


Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e o apoio do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Grupo Caminhar – Facebook; Amigos de Ferreiros A.C.D; Inovterra; Revista OPraticante e Câmara Municipal de Lamego, a quem agradecemos a cedência da viatura que acompanhou esta caminhada.


Se gosta de caminhar, poderá participar, no dia 23 de agosto, no passeio pedestre Rota das Varandas do Douro à Serra, da Associação “Amigos de Ferreiros” e que se realiza na Freguesia de Ferreiros – Lamego.

Rui Ramos

 

Fotos do Caminheiro Helder Silva
 
 
Mapa do Percurso
Ficheiro formato GPX da Carta do percurso, para GPS: Download
 

Topo

 

ROTA DAS VINDIMAS

 

No domingo, dia 20 de setembro, em Samodães – Lamego, pelas 9h:00 da manhã, um grupo de caminheiros dava início à Rota das Vindimas, após “briefing” da organização - secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego.
O dia estava esplêndido para caminhar (e também para as vindimas), soalheiro e com temperatura amena.


Não sendo um percurso longo, cerca de oito quilómetros, reveste-se de particular dificuldade devido à tremenda subida na segunda metade do trajeto. Valem as paisagens, as gentes, o convívio, as fotos, para amenizar o sofrimento da subida.
O grupo de caminheiros foi acompanhado por alguns habitantes de Samodães que nos foram dando conta das particularidades e potencialidades daquela localidade. Foram muitas as quintas por onde passamos e a azáfama das vindimas era evidente.


A meio do trilho, muito perto do rio Douro, em Vale de Abraão, junto a uma conhecida unidade hoteleira, esperava-nos um “piquete” da Junta de Freguesia de Samodães para nos obsequiar com uns biscoitos caseiros acompanhados pelo vinho generoso de Samodães – “Espiritual Manuelino – 500 Anos de Foral”. Satisfeitos os estômagos e refeitas as forças, iniciamos a íngreme subida de regresso.


A Natureza, nesta época do ano, apresenta os seus frutos – uvas, figos, maças e castanhas cruzaram com os nossos olhos!
No final, pelas 12h:00, a Presidente da Junta, Srª. Dona Alzira, e o seu “Staff” aguardavam-nos para nos brindar com um lanche repleto de iguarias da região! Foi um bom momento de confraternização em que não faltaram os habituais discursos de agradecimento e a foto de grupo da praxe. Bem-haja Dona Alzira e Junta de Freguesia de Samodães, pela bela receção.


Este foi mais um evento realizado pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego,  em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Grupo Caminhar – Facebook ; Amigos de Ferreiros A.C.D;  Revista – “O Praticante” ; Junta da Freguesia de Samodães e Câmara Municipal de Lamego


Se gosta de caminhar na natureza, não deixe de participar, no dia 25 de outubro, na “Rota da Castanha”.
Toda a informação de que necessita para participar neste evento estará disponível, brevemente, nesta página, onde poderá ver também todas as fotos da Rota das Vindimas.

Rui Ramos

 

F O T O S
Clique na foto abaixo para entrar no álbum fotográfico deste evento
Álbum de Fotos

 

 

 
 

Topo